Dicas de Fotografia

Quebre as regras das suas lentes para aumentar a criatividade

Fotografia de gestantes em estúdio

De um modo geral, diferentes lentes têm propósitos diferentes. Por exemplo, um 50mm ou um 85mm são usados ​​frequentemente para retratos, enquanto lentes como a 24mm são melhores para paisagens, arquitetura e interiores. Porém, há momentos em que você pode (e deve) quebrar estas regras não escritas e repensar a finalidade de suas lentes. Os fotógrafos da Mango Street dão alguns exemplos e ideias:

Grande angular para retrato

As lentes de teleobjetivas geralmente funcionam melhor para os retratos, pois são lisonjeiras para o sujeito e causam um bom destaque do fundo. Mas com uma lente grande angular, você pode obter alguns efeitos interessantes.

Por exemplo, com uma 35mm, você precisa se aproximar da pessoa para preencher todo o quadro. Isso cria um clima mais íntimo e desenha o visor mais próximo do assunto da sua imagem, e não cria muita distorção.

As lentes de 24mm e outras lentes mais abertas podem criar um aspecto incomum, pois distorcem um pouco o sujeito e incluem mais do ambiente na foto. Veja abaixo um comparativo entre um retrato feito com uma lente 50mm [à esquerda] e um feito com uma lente 24mm:

Teleobjetiva para fotos de grupo

Na maioria das vezes, as fotos de grupo são tiradas com lentes que possuem ângulos maiores. Mas você pode repensar essa abordagem e usar uma lente com a distância focal mais longa. Isso fará com que seus sujeitos sejam separados do fundo. Mas é claro – você precisará de espaço suficiente de recuo, para que todos possam ser encaixados na cena.

Método Brenizer

A ideia por trás do método Brenizer é usar uma lente longa para criar uma foto que cubra o grande angular. Para fazer isso, você precisa tirar algumas fotos do seu assunto e seus arredores. Depois de editar as imagens, você precisa juntá-las no Photoshop (vá em File > Automate > Photomerge). Ao fazer isso, você acabará com uma grande foto de “grande angular”, mas com a profundidade de campo superficial de uma lente longa.

Fonte: DIYPhotography

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é colaborador do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail