Dicas de Fotografia

Quando não fotografar…

Black Friday Antecipada

Sejam profissionais ou entusiastas, fotógrafos são pessoas apaixonadas por registrar o mundo que os rodeia. Então, por quais motivos não deveriam fazê-lo? Não importa o quanto você ame a fotografia, há situações em que você simplesmente não deve tirar fotos. Em artigo para o site DIYPhotography, a fotógrafa sérvia Dunja Djudjic, aponta quando é melhor deixar sua câmera na bolsa.

1. Quando alguém precisa de ajuda

Desde quando os telefones com câmera se tornaram populares, as pessoas filmam e fotografam as outras precisando de ajuda em vez de fazer algo para ajudá-las. Infelizmente, muitas pessoas fazem isso apenas para zombar umas das outras, e os fotógrafos costumam usar isso para obter imagens poderosas.

Mas mesmo que suas intenções sejam boas, se você quer fazer algumas fotos impactantes e depois dar uma mão amiga – ignore a parte fotográfica. Quando alguém está sofrendo ou pedindo qualquer tipo de ajuda, esqueça sua câmera e faça o que puder para ajudar. Claro, se você for pago para cobrir eventos trágicos, você deve tirar algumas fotos. Mas, às vezes, mesmo nessas situações, os fotógrafos optam por ajudar em vez de tirar fotos.

2. Durante momentos pessoais

Quando você está compartilhando pensamentos profundos e sentimentos com alguém, não destrua o momento tirando seu telefone ou câmera para capturá-lo. Claro que você quer registrar o momento, mas se você estiver 100% dedicado, ele será registrado em sua memória e coração melhor do que seria na câmera.

Quando se trata de momentos pessoais de outras pessoas, é como entrar na “bolha” privada de alguém com sua câmera. Por exemplo, você vê um casal olhando nos olhos um do outro, sorrindo, profundamente apaixonados. Você pode querer capturar essa cena maravilhosa, mas talvez seja melhor não. Você pode arruinar o momento e isso é meio que roubá-lo.

Se você os viu, significa que eles estão em um lugar público e não podem esperar privacidade. Mas ainda assim, eles têm seu próprio micro-mundo, e sua lente não tem lugar dentro dele. A fotógrafa Aleksandra Milinkovic descreve um desses momentos pessoais em seu blog.

Claro que pode haver algumas exceções para essas situações. Houve casos em que alguém acidentalmente fotografou um noivado e o casal ficou emocionado. Há momentos que são pessoais, mas acontecem uma vez na vida, então é maravilhoso ter uma foto deles.

3. No teatro (ou cinema)

Caso você seja contratado para tirar fotos de uma peça de teatro ou performance, vá em frente. Mas se você faz parte do público, deixe sua câmera na bolsa. O obturador e a luz do flash ou da tela LCD distraem o público e os atores. Então, em vez de tirar fotos (ou selfies), guarde a câmera e aproveite o espetáculo.

4. Nos concertos

Acontece o tempo todo – a banda aparece no palco e, de repente, os telefones de todos estão no ar. Poucas pessoas deixam a música assumir a sua importância. Em vez disso, elas tiram fotos e vídeos, impedindo elas mesmas de aproveitarem o momento e bloqueando a visão dos outros.

 fotos em shows para postar no Instagram, para que possa acompanhar as datas em que participou. Mas ressalta que ela tira apenas uma foto logo após o início do show e depois guarda o celular na bolsa para simplesmente aproveitar o evento.

“Em alguns dos melhores concertos da minha vida, não tirei uma única foto. Mas eu ainda me lembro deles vividamente e sorrio quando penso neles”, conta 

Claro, se você é um fotógrafo de concertos, fotografe. É por isso que você está lá, e você sabe como se comportar para que não arruíne o show para os outros. Mas se você está lá apenas para ouvir, apenas escute! Você não olhará essas fotos e vídeos de novo mesmo.

Conclusão

Embora a maioria de nós queira capturar quantos momentos especiais, significativos ou impactantes pudermos, às vezes devemos simplesmente aproveitá-los e deixar a câmera em casa ou guardada em uma bolsa. Mas se você acha que deve tirar a foto afinal, seja moderado, amável e respeitoso.

E você, concorda que estas são as situações em que a câmera deve ser deixada de lado? Você adicionaria alguma situação? Sinta-se à vontade para compartilhar suas ideias e concordar ou discordar das sugestões.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail