Câmeras, lentes e iluminação Dicas de Fotografia

Qual a diferença entre número f e número T na abertura das lentes?

Black Friday Antecipada

Uma coisa que pode parecer bastante confusa para fotógrafos que começam a se arriscar na área de vídeo é o número T, ou T-stop. Na fotografia, o comum é nomear a abertura de diafragma como f, ou número f (f-stop) e, por mais que possa parecer que essas letras diferentes dizem a mesma coisa, na verdade elas não são assim tão parecidas.

iphoto-diferenca-entre-numero-f-e-numero-t (2)

Basicamente, o número f é ligado à distância focal da lente e o T significa transmissão de luz. O número f é um valor teórico, enquanto o número T é um valor real testado. Assim, enquanto as objetivas Zeiss Otto 55 mm f/1.4 e 85 mm f/1.4 têm o número f mais aberto de 1.4, na verdade elas transmitem valores diferentes. De acordo com testes do site DxOMark, a transmissão da 55mm Otus é T/1.5 enquanto a transmissão da 85mm Otus é T/1.7.

Por que a maioria das lentes fotográficas usa então o número f ao invés do número T? No vídeo acima, Wolfcrow explica que existem 3 motivos pelos quais os fabricantes de lentes fotográficas não se incomodam em indicar o número T:

– A medição de luz na câmera compensa a menor diferença de exposição entre duas lentes diferentes com o mesmo número f, mas com número T diferentes

– A maior diferença de transmissão de dados de luz que você terá é de cerca de 1/3, o que pode ser facilmente corrigido no pós-processamento.

– Todas as novas lentes com abertura em número T devem ser testadas individualmente, o que certifica a garantia do produto mas eleva o valor do equipamento.

A moderna tecnologia de câmeras torna o número f uma opção viável para os cineastas de hoje, mas as lentes de cinema top ainda garantem a exposição do mundo real medida em número T.

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

6 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • “Basicamente, o número f é ligado à distância focal da lente”.
    Essa informação está equivocada. O número f indica a ‘abertura do diafragma’ e não a ‘distância focal’.

    • Olá, João.
      “é ligado à distância” não significa “é a distância focal”, que foi o caso da sua leitura e interpretação.
      De fato, número f indica a abertura do diafragma, mas o que explicamos aqui é que este número é apenas teórico.

      O mesmo número f (por exemplo, f/1.4) varia em transmissão de luz de uma distância focal para outra(ex: 50mm e 85mm). Ou seja, a abertura de diafragma pode até ser a mesma, mas a transmissão de luz, o número T das lentes de cinema, não é. Por isso os valores de transmissão de luz estão diretamente ligados à distância focal.

      Indico que você veja o vídeo para a explicação completa.
      Abraço!
      Ruca

  • Oi,

    Obrigado por trazer esse tipo de informação, para mim e para o meu professor/mestre também foi uma novidade.

    Gostaria de ler mais artigos como estes.

    Abraço.

  • É muito mais simples:

    “F” é o resultado da divisão do comprimento focal de uma objetiva pelo seu diametro (ou o diametro do “furo” da iris). Ponto.

    “T” é o percentual de transmissão da luz que efetivamente passa pelo sistema. Ponto.

    Exemplos:

    1) Se você incorpora um filtro ND no sistema o valor de “T” muda mas o “F” não.

    2) O coating afeta o “T” pois diminui a perda por reflexão

    3) É possivel ter objetivas com a mesma abertura e comprimento focal (mesmo F), porem com T completamente diferente, afetado pelo numero de elementos, coating, transmissibilidade dos vidros, etc.

Receba as novidades por e-mail