Dicas de Fotografia

Filtros fotográficos podem estragar a nitidez de suas fotos? Fotógrafo fez testes e resultados são assustadores

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Existe na fotografia um antigo e constante debate sobre usar ou não usar filtros sobre as lentes. Em artigo para o site PetaPixel, o fotógrafo norte-americano Mike Evans revive esse debate e ilustra porque você não deve usar qualquer filtro sobre a sua lente.

Recentemente, Mike fotografou o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 com a câmera Sony A7 III e uma lente tele Sony OS FE 100-400mm f/4.5-5.6 GM. Um amigo recomendou que ele usasse um filtro polarizador. “Eu lembrei que eu tinha um pack de filtros Vivitar Series 1 de 77mm que veio com minha 24-105mm, então joguei ele na 100-400mm e comecei a fotografar, completamente ampliado em 400mm”.

Mike conta que estava muito claro, então ele demorou um pouco para perceber que as imagens no monitor não estavam boas: “fiquei intrigado por que elas estavam saindo com um borrão refrativo estranho que não era como o tipo de borrão que você tem quando a câmera treme/movimenta, mas algo diferente”. Então ele se deu conta de que poderia ser o filtro que acabara de colocar. “Eu tirei e fiquei chocado com a diferença”.

“Eu tenho aproximadamente 2.000 fotos que estão completamente arruinadas por causa desse filtro”

Depois de compartilhar suas descobertas online, algumas pessoas argumentaram que não era um teste científico e que era provável que ele tivesse cometido algum erro. Mike ressaltou que a velocidade do obturador era a mesma, mas o f-stop foi diferente devido à tentativa de depurar o problema, deixando o ISO flutuar. Ele apresentou seus argumentos:

  1. O f-stop era diferente, mas estava para baixo por causa do filtro e muito aberto sem filtro. Essas condições eram mais favoráveis ​​ao filtro CPL, mas ainda assim estava borrada.
  2. Alguns alegaram se tratar de um borrão de movimento, mas Mike tirou aproximadamente 4.000 fotos, metade com filtro, metade sem. Ele afirma que cerca de 50-60% das não filtradas são utilizáveis.
  3. O ISO era diferente, o que mais de uma pessoa apontou, mas ambas as imagens não foram processadas e não tinham ruído.

Para comprovar sua teoria, Mike decidiu reproduzir os resultados de uma maneira mais controlada, fotografando manualmente, com um tripé, mesmo obturador e abertura, enquanto deixava o ISO flutuar (para manter a exposição). “Eu tive que devolver a GM 100-400mm, mas usei minha 24-105mm G com o mesmo filtro para tentar recriar o problema”.

No começo, ele conta que o teste rendeu quase exatamente o mesmo nível de detalhes. Porém, observou que estava nublado e então esperou por um dia claro e ensolarado. Veja o resultado:

Foto com filtro
Foto sem filtro

Mesmo com a foto minimizada, é fácil ver na comparação que a imagem com filtro é menos nítida. Quando maximizado (clique nas imagens acima), é muito mais pronunciado. Então, com isso, ele tirou as seguintes conclusões:

  1. A avaliação original estava correta, mesmo que não exatamente empírica.
  2. A intensidade geral da luz é crítica para expor os problemas com esse filtro em particular.

Então, fica a dica: Muito cuidado na hora de escolher o filtro que você vai colocar (se vai colocar) sobre a sua lente, para não comprometer a qualidade da imagem.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Qualquer coisa que vc coloca na frente da sua lente, vai degradar a imagem (pouco ou muito), porém os filtros de alta qualidade amenizam muito a perda de qualidade.

    Conheço fotógrafos profissionais e renomados que usam filtros ND e Polarizador com frequência e tiram fotos com muita nitidez.

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!