Dicas de Fotografia Fotografia de natureza

O fotógrafo japonês que viajou até a América Central para registrar beija-flores

Foto: Kunito Imai
Black Friday Antecipada

O fotógrafo de natureza japonês Kunito Imai viu um colibri pela primeira vez em um zoológico de Tóquio. Fascinado com a beleza desse pássaro que para no ar em pleno vôo, também conhecido popularmente como beija-flor, Kunito decidiu visitar a América Central para fotografá-lo.

“Eu sabia que eles viviam apenas nas Américas. Eu fiz uma pesquisa sobre os candidatos e encontrei o nome de Trinidad e Tobago, o país também conhecido como ‘Terra dos beija-flores’. Você pode observar até 18 espécies lá, e pensei que era o melhor lugar para realizar meu sonho. Então eu visitei o país em dezembro de 2016”, diz Kunito.

Em agosto de 2017, Kunito voltou para a América. Desta vez seu destino foi a Costa Rica, o país onde é possível observar muitas espécies de aves, incluindo também vários beija-flores. Veja abaixo algumas das dicas do fotógrafo japonês e as imagens que ele realizou durante suas viagens.

Foto: Kunito Imai

Como fotografar colibris

A partir da sua experiência, Kunito reuniu algumas dicas para quem quer registrar essas belas aves em voo.

  1. Distância focal: Utilize uma lente zoom de 100-400mm. 300 milímetros também funciona bem. Você pode lidar com uma gama ainda maior de situações com um teleconversor.
  2. Foco: Escolha um modo de foco dinâmico para acompanhar os movimentos dos pássaros.
  3. Exposição: A velocidade do obturador deve ser 1/1000 ou superior para estabilizar o pássaro em sua imagem. 1/1600 ou superior é ideal.
  4. Paciência: Os colibris são bastante territoriais e tendem a retornar ao mesmo lugar novamente várias vezes. Então, se você encontrar um pássaro que está procurando, aguarde até que ele volte.
  5. Iluminação: Não use luzes externas, elas arruínam as cores naturais dos pássaros.

“Eu acho que não há atalho para adquirir habilidades. Você precisa observar o pássaro com cuidado, esperar o próximo movimento e acompanhá-lo. Ao tentar fazê-lo, você aprenderá como operar sua câmera corretamente”

Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai
Foto: Kunito Imai

Para conhecer mais sobre o trabalho de Kunito, acesse seu site, Facebook ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail