Dicas de Fotografia Técnica

Nem sempre a exposição correta é a melhor

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Quando falamos de exposição em fotografia, muitos iniciantes podem confundir o termo, relacionando-o com exposição de obras de arte. Aqui, no entanto, o termo faz referência à tonalidade de uma imagem, resultado da relação dos controles de ISO, tempo de exposição e abertura da lente da câmera definidos pelo fotógrafo.

Uma exposição tecnicamente perfeita busca captar a maior quantidade de tons de cor presentes numa cena. Cada pixel do sensor recebe a informação de tonalidade e assim gera uma fotografia bem próxima do real – o que chamo de “versão fiel da realidade”.

O interessante é que nem sempre uma fotografia com exposição perfeita em tons consegue ser mais bonita do que uma fotografia com exposição negativa (subexposta) ou exposição positiva (superexposta). No primeiro caso, a fotografia produzida vem com um aspecto mais escuro e carregado. Ocorre que alguns pixels da imagem não conseguiram captar a luz e a tonalidade de cores da cena e, por isso, ficaram literalmente pretos. Uma fotografia subexposta pode aumentar o contraste e trazer mais drama para sua composição.

O exemplo abaixo, que produzi em minha viagem recente a Ilha Bela (SP), mostra como uma exposição perfeita é somente um aspecto técnico e não artístico.

iPhoto Channel_Christian Camilo_exposicao 1
Exposição correta
iPhoto Channel_Christian Camilo_exposicao 2
Foto subexposta

Em uma fotografia superexposta, os pixels da imagem estão estourados com tanta informação de luz que receberam. Ficaram brancos e, por isso, em alguns casos, é impossível recuperar a textura ou a tonalidade da fotografia – que, consequentemente, ficou muito clara.

O recomendado é produzir na câmera aquilo que você gostou. Contudo, produzir uma fotografia com a maior quantidade de tons possível nos dá a possibilidade de criar na pós-produção um aspecto de fotografia subexposta ou superexposta mais adequado aos seus propósitos artísticos.

No vídeo abaixo, falo mais sobre esse assunto e também dou uma introdução sobre a utilização do histograma:

poses-perfeitas


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Christian Camilo

Christian é fotógrafo e artista visual há mais de sete anos. Especializado na área de educação e arte, encara a fotografia como uma maneira de enriquecer o espírito e desfrutar a vida. Site: http://camiloart.com/

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] Verifique o histograma. Este gráfico simples mostra a distribuição tonal da sua imagem, com as áreas mais escuras da imagem mostrada à esquerda e os destaques mais brilhantes à direita. Se o volume do histograma é deslocado para a esquerda, isso significa que a imagem é escura (possivelmente subexposta), enquanto um gráfico da direita deslocado significa que a imagem é clara (potencialmente superexposta). Porém, nem sempre a exposição certa é a correta. […]

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!