Dicas de Fotografia Tecnologia Tratamento de imagem

Não tem Photoshop? Conheça aqui três programas grátis de edição

Foto: Ruca Souza
eBook: 7 Passos Para Transformar Fotografia Em Profissão

Você já pensou em usar Photoshop pirata? Não use! Existem chances de você ser infectado por vírus ou coisa pior. Ok, dado o primeiro susto, gostaria de trazer aqui alguns softwares para quem não pode ou não quer pagar aqueles R$ 35 por mês pra Adobe.

1. PIXLR

O PIXLR é pra quem não quer ter que baixar nenhum programa e gosta de fazer tudo online. Ele tem uma interface simples, porém está em inglês. Entre no link www.pixlr.com/editor, vá em “Open Image From Computer” (Abrir Imagem do Computador, em inglês) para começar a usar. Também pode ser usado em smartphone Android e iOS.

iphoto-programa-gratis-de-edicao-de-foto2
Foto: PIXLR

2. Photoscape

Lááá quando eu era só iniciante na fotografia, quase 10 anos atrás, eu usava esse software pra cortar, arrumar contraste, iluminação… E ele ainda tem uns filtros prontos, tipo o Instagram. Usei muito o Photoscape, mas saiba que ele é muito simples. A interface dele também é simplíssima, ideal mesmo para quem está começando ter um primeiro contato com as ferramentas de edição de foto.

Link para download

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza

3. GIMP

O GIMP é um dos programas grátis mais populares de edição. Digamos que ele seria o “Photoshop livre”: por ser um programa de código aberto, conta sempre com melhorias de usuários ao redor do mundo. Ele lembra mesmo o Photoshop e tem muitas funcionalidades para quem quer um programa mais complexo. A interface é bem clean e mais completa que dos anteriores.

Link para download

Foto: Ruca Souza
Foto: Ruca Souza
Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá!

    Sem bem novato nessa questão de edição. Porém todas as vezes que editei uma foto minha pelo computador percebi que ela perde Kb.

    Ex. Uma imagem de 4.000 kb diminui para 2.000kb ou até 1.500 kb.

    Não sei o que isso significa, mas me da um sentimento que a foto perde qualidade.

    Nesses programas acontece isso?

    • Não deveria acontecer, Hugo.
      Você está usando qual programa?
      Quando salvar, dê uma olhada se não dá pra selecionar a qualidade máxima.

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail