Dicas de Fotografia Iluminação

Luz dura x suave: A importância do difusor na iluminação de retratos

Fotos: Francisco Hernandez
Como montar a pose perfeita

Há vantagens e desvantagens em utilizar luz dura ou suave, mas é importante saber quando e como aplicar cada uma delas. Recentemente, o fotógrafo Francisco Hernandez criou um vídeo onde mostra a diferença que os painéis de difusão podem fazer em um ensaio de retrato ao ar livre.  Assista abaixo:

Hernandez começa configurando dois painéis de difusão em um flash, fotografando a modelo em uma ponte. Cada painel reduz a iluminação em um ponto de luz, mas esconde imperfeições na pele e reduz as chances de aparecerem pontos mais quentes.

Em seguida, ele remove um dos painéis. Isso significa mais luz, com um bom contraste, mas aumenta a chance de aparecer pontos quentes e imperfeições. Finalmente, sem painéis de difusão, vemos uma luz mais intensa e um contraste adicional. Há a chance de destacar detalhes na roupa, mas as imperfeições tornam-se muito mais claras e os pontos quentes se desenvolvem.

Foto: Francisco Hernandez

Ao longo do vídeo, ele leva seus painéis de difusão e modelo para vários locais e o efeito da mudança na configuração fica evidente quando se compara os resultados lado a lado. Veja abaixo, da esquerda para a direita: 2 difusores, 1 difusor, sem difusores.

Fotos: Francisco Hernandez
Fotos: Francisco Hernandez
Fotos: Francisco Hernandez
Fotos: Francisco Hernandez

Para ver mais tutoriais e comparações de iluminação, acesse o canal de Hernandez no Youtube.

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail