Dicas de Fotografia

Entenda como funciona e aprenda a criar perspectiva forçada na fotografia

Black Friday Antecipada

A perspectiva forçada é uma das mais maravilhosas ferramentas criativas que a fotografia oferece. Isso nos permite criar ilusões de ótica que nos confundem ou simplesmente nos divertem, como alterar a escala de itens com facilidade. Nós já vimos isso em filmes e programas de TV populares e, provavelmente, vemos com muito mais frequência do que podemos perceber.

Muitas vezes há muita matemática e ciência utilizadas na criação de perspectiva forçada, como podemos ver nos  bastidores do filme “Senhor dos Anéis”. Mas nem sempre precisa ser tão complexo como podemos pensar. Neste vídeo do canal Filmmaker IQ, o cineasta John Hess explica os princípios matemáticos e fotográficos usados para utilizar a técnica da perspectiva forçada:

Às vezes, realmente não precisamos pensar tanto sobre a matemática. Nós apenas alinhamos as coisas e elas parecem corretas. Mas entender o funcionamento por trás disso, além de entender como nossas câmeras funcionam, nos ajuda a criar melhor a ilusão.

Para os interessado em usar essa técnica, Hess criou uma planilha acessível que permite calcular muitos dos fatores envolvidos rapidamente, sem ter que realmente conhecer a matemática. Você só precisa tomar algumas medidas e entender sua câmera e lente.

Um detalhe importante a ser observado no entanto, é que a planilha usa como referência o tamanho de sensor APS-C da Canon, que possui um fator de corte de 1.6x, enquanto outras câmeras como Nikon e Sony possuem um fato de corte de 1.5x.

Embora nos dias de hoje a tela verde possa ser mais comum para criar esses efeitos, fazer isso na pratica realmente ajuda muito. Há algumas coisas que você simplesmente não pode fingir facilmente através de efeitos de computador.

Fonte: DIYPhotography


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail