Colunistas Dicas de Fotografia

Dicas para iniciantes na fotografia: abertura e profundidade de campo

iPhoto Channel
Livro - Sem Medo do Flash

Olá, hoje vamos dar seguimento à serie de artigos sobre o Storytelling na fotografia. No primeiro artigo falamos sobre a importância de conhecer os Planos e usá-los ao seu favor para contar suas histórias por meio da fotografia. Hoje vamos falar um pouco sobre a Abertura do Diafragma e a profundidade de campo como ferramenta de auxílio para você.

Abertura do Diafragma

Ao contar uma história, precisamos entender a importância de ter ou não mais profundidade de campo. Isso depende do que queremos que o espectador entenda, para simplesmente não abusarmos dos famosos “bokehs” ou acabarmos confundindo a atenção do público com tudo em foco. É também importante entender o visual desejável de cada trabalho que você está fazendo, por exemplo:

(Projeto Minhas Cores Meu Amor - http://minhascoresmeuamor.tumblr.com/)
Projeto Minhas Cores Meu Amor – http://minhascoresmeuamor.tumblr.com | Foto: Priscila Santos

Na imagem acima, temos a abertura de f /7.1, com essa profundidade conseguimos perceber as modelos interagindo num dos terços do quadro, mas também conseguimos visualizar o contexto onde elas se encontram: a praia e os prédios por trás com um horizonte bem definido. Além disso, conseguimos passar a sensação de amplitude, tranquilidade e liberdade.

(Projeto Minhas Cores Meu Amor - http://minhascoresmeuamor.tumblr.com/)
Projeto Minhas Cores Meu Amor – http://minhascoresmeuamor.tumblr.com | Foto: Priscila Santos

Já no exemplo acima, temos o diafragma em f/1.8, o que nos trás mais pra perto da interação dos rapazes. Conseguimos perceber o cenário ao seu redor, mas sem interferir no foco principal. As cores quentes e as expressões dos modelos nos trazem a ideia de aconchego e intimidade, as cores vibrantes fazem o contraponto mostrando a identidade do casal.

Ter em mente que tipo de trabalho você vai fazer e o estilo do seu cliente são peças chaves pra escolher que tipo de abertura usar. Por isso não crave a sua lente em 1.8: estude, ouse, pratique, erre e acerte.

Um bom trabalho e um excelente estudo a todos!

banner-poses-perfeitas2

Semana da Fotografia 2017

Priscila Santos

Priscila Santos é colunista do iPhoto Channel. Pernambucana, nascida em Recife, aos 24 anos tornou-se ilustradora de livros infantis, após a conclusão do seu curso de Artes Visuais pela UFPE. Não tendo esquecido sua paixão pela fotografia, hoje aos 25, além de ilustradora atua também como fotógrafa na área de retratos, pessoas, casais e moda. Seu objetivo é contar histórias de amor e ódio por trás dos olhos das pessoas, tornando suas histórias visíveis e reais para elas próprias e para o mundo.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail