Dicas de Fotografia

Como destacar seu site de fotógrafo no Google

Se destacar na multidão de sites é importante para conseguir novos clientes | Foto: Pixabay
Black Friday Antecipada

As redes sociais são muito importantes para o marketing do fotógrafo, para que seu trabalho seja visto e apreciado, além de manter os clientes já conquistados por perto. Porém, um assunto pouco abordado, e de extrema importância, pode fazer toda a diferença na hora de captar novos clientes: o posicionamento no Google.

Nos dias de hoje, praticamente tudo a gente procura no site de buscas: desde o simples “como fritar um ovo” até coisas mais sérias e complexas como a contratação de serviços e profissionais que necessitamos. Na hora que seu futuro cliente procurar um fotógrafo da sua cidade no Google, é imprescindível que você esteja entre os primeiros, senão no primeiro lugar das buscas. E a forma de conseguir isso é utilizando o SEO, Search Engine Optimization, que traduzindo é literalmente a Otimização para os Motores de Busca. Ou seja, melhorar seu site para ele ser percebido mais facilmente pelas engrenagens de busca do Google.

Hoje gostaria de falar sobre uma ferramenta que utilizo para solucionar esse problema de um jeito fácil, que é o Wix SEO Wiz. Ela é indicada principalmente para profissionais autônomos, fotógrafos, artistas e pequenos negócios. O ponto positivo é que não é preciso ser expert em sites para conseguir utilizar essa ferramenta. Sim, para quem não conhece, o Wix é uma plataforma que soluciona a questão de como fazer um site sem que você precise saber programação.

“O Wix SEO Wiz gera de forma automática um plano personalizado que explica exatamente o que você precisa fazer para configurar seu SEO! Além disso, você pode acompanhar seu progresso com atualizações à medida que vai evoluindo”, explica o Wix.

Para utilizar a ferramenta, é preciso ter um site Wix, que pode ser feito gratuitamente. Hoje muitos fotógrafos, artistas e profissionais autônomos possuem site no Wix, o que torna ainda mais fácil utilizar a ferramenta Wix SEO Wiz. Veja abaixo o vídeo explicativo para utilizar o Wix SEO Wiz ou leia abaixo os 5 passos, logo após o vídeo.

1. Crie seu site grátis

Para utilizar esta ferramenta, é preciso possuir um site no Wix. Porém, se você ainda não tem um site, não precisa se assustar. Através da plataforma é possível criar um site gratuito, dessa forma você experimenta as ferramentas e descobre todas as possibilidades. Acesse aqui para fazer seu site: https://pt.wix.com/

2. Acesse o Painel de Controle

Depois de criado o site, acesse o Painel de Controle. Na aba de aplicativos, clique em “Seu site no Google” para encontrar o Wix SEO Wiz – ou clique aqui para acessá-lo gratuitamente. Em seguida, você preencherá algumas informações para começar a otimizar o Search Engine Optimization de seu site.

3. Preencha o passo a passo

Essa parte é muito importante, então faça com todo carinho. Primeiro, você deve adicionar o seu nome de fotógrafo ou nome de seu negócio/estúdio, da forma que as pessoas buscariam você no Google. Por exemplo “Estúdio Fotográfico João da Silva” ou “Fotógrafo João da Silva” ou “João da Sila Photographer”. Depois, preencha sua localização de atendimento (bairro, cidade, região, Estado).

“Estas primeiras perguntas são cruciais, pois grande parte do tráfego vem de clientes de sua própria localidade”, diz o Wix.

4. Crie suas palavras-chave

Após o preenchimento do nome e localidade, chegamos as temidas “palavras-chave”. Mas, apesar desse nome meio misterioso, não há nada de complicado com palavras-chave. Basta você pensar o seguinte: como você pode ser procurado no Google pelas pessoas interessadas no seu trabalho? Pense nas pesquisas que você mesmo faz no Google, quais os termos que você usa.

Depois, escreva isso com uma frase curta de até 5 palavras. Vou utilizar a cidade de Balneário Camboriú para exemplificar. Fica assim: “fotografo de casamento em Balneário Camboriú”, “estúdio de fotografia em Balneário Camboriú”. Também palavras-chave sem a localização, como: “fotógrafo que faz ensaio de casal”, “ensaio de casal no campo”, “ensaio de bebê em estúdio”. Use sua criatividade para imaginar como as pessoas procurariam você no Google.

5. Comece o Plano de SEO

 Depois de terminar as palavras-chave, clique em “Criar Plano de SEO”. O Wix SEO Wiz vai criar um plano totalmente personalizado para que seu site esteja melhor colocado nas buscas do Google. Com essa melhoria, novos clientes chegarão mais rápido em seu site.

Você terá acesso a uma lista e aos resultados. Nesse primeiro momento, preste atenção na lista: ela é um guia passo a passo facilitado para você melhorar seu site cada vez mais. Uma das tarefas que ela propõe, por exemplo, é adicionar o título de SEO de seu site, que é a primeira coisa que as pessoas veem no resultado da busca no Google. Por fim, não esqueça de Salvar seu site sempre que terminar uma tarefa.

 


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail