Dicas de Fotografia

Como criar belos fundos com bokeh usando papel alumínio

Foto: Kunal Malhotra
Black Friday Antecipada

Você já pensou que uma folha de alumínio pode ser usada como fundo para criar um belo efeito bokeh em uma fotografia? Esse é um termo que vem da palavra japonesa “boke” e significa borrado. Esse efeito é obtido quando fotografamos com grande aberturas (como f/1.8 ou f/1.4), reduzindo a profundidade de campo e tirando o plano de fundo da área de nitidez do foco.

O fotógrafo Kunal Malhotra descreve uma técnica que algumas pessoas conhecem como El Bokeh Wall, que é basicamente um método para criar uma “parede de bokeh” no plano de fundo, tornando a foto mais interessante.

Materiais necessários

  • Uma folha de papel alumínio
  • Uma lente rápida, com uma abertura máxima de pelo menos f/2.8 ou maior
  • Pelo menos dois flashes dedicados ou de estúdio
  • Uma folha de gel colorido

1º passo

Pegue uma folha de alumínio com tamanho suficiente para cobrir completamente o fundo em seu enquadramento. Embole a folha de papel suavemente, sem pressionar demais.

Foto: Kunal Malhotra
Foto: Kunal Malhotra

2º passo

Abra a bola de papel que você acabou de fazer e, ao fazê-lo, certifique-se de não remover os amassados. Essas irregularidades na folha de alumínio serão usados ​​para criar o efeito bokeh. Basta colocar a folha em uma superfície plana e mover a mão suavemente sobre ela, sem remover as rugas formadas na folha de papel.

Foto: Kunal Malhotra

3º passo

Depois de ter esticado a folha de alumínio, coloque-a na parede de forma a preencher o quadro da câmera. Certifique-se de que os amassados estão uniformemente distribuídos e a folha encha todo o seu enquadramento para capturar resultados perfeitos.

4º passo

Coloque o seu assunto em uma posição tal que haja um espaço de pelo menos 50-100 cm entre a folha e o assunto. Isso permitirá que você capture uma profundidade de campo rasa e mantenha o plano de fundo fora da área de nitidez.

5º passo

Comece com a iluminação pela folha de alumínio, você pode usar um flash dedicado, iluminação de estúdio ou mesmo uma lâmpada de mesa. Para que o bokeh pareça colorido, você pode colocar um gel colorido na frente da fonte de luz.

Ilumine o assunto conforme seu desejo. Certifique-se de que a fonte de luz que está sendo usada no assunto não interfira no fundo, o que pode fazer o seu fundo aparecer superexposto. Esta é outra razão pela qual você deve manter uma certa distância do fundo.

Foto: Kunal Malhotra

Algumas dicas antes de começar a clicar

Depois de posicionar o seu assunto e configurar a iluminação, comece a clicar. Mas antes disso, mantenha estas dicas em mente para capturar uma foto com um belo bokeh:

  • Tente usar uma lente que permita grandes aberturas, como f/2.8 ou f/1.8. Quanto maior a abertura, mais bokeh.
  • Use uma lente com distância focal de 50mm ou mais para obter profundidade de campo e também poder usar uma folha de papel menor.
  • O uso de luzes flash ou de estúdio lhe dará um melhor controle sobre a luz e você pode capturar resultados de melhor qualidade. Por outro lado, se você estiver usando uma luminária de mesa ou uma lâmpada, talvez seja necessário aumentar sensibilidade ISO.
  • Dependendo da distância focal da sua lente, você precisará usar várias folhas de papel de alumínio para cobrir completamente o quadro com o efeito. Além disso, tente usar 1-2 pontos de luz maiores do que o menor valor de abertura disponível para obter melhor qualidade.
Foto: Kunal Malhotra

Fonte: Digital Photography School


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail