Dicas de Fotografia

As 30 melhores dicas de fotografia segundo nossos leitores

eBook: 7 Passos Para Transformar Fotografia Em Profissão

Aqui no iPhoto Channel gostamos muito de compartilhar dicas de fotografia com nossos leitores. Nossa ideia é ajudar cada um a evoluir em conhecimento, a se envolver e amar com a fotografia. E independente do nível, pois o que pode parecer óbvio para alguns às vezes ajuda outros a evoluírem um pouquinho. E somos muito gratos por todos que nos acompanham e dividem esse espaço com a gente!

Mas ontem resolvemos fazer o contrário: pedir que nossos leitores dessem dicas para nós. Sim, porque sabemos que aqui tem muuuuita gente boa e que merece ser ouvida 🙂

Pedimos no Facebook e Instagram da iPhoto (não curtiu a gente ainda? <- clica lá) para que dessem sua melhor dica de fotografia. Foi fantástica a participação (face e insta), com leitores-fotógrafos de todos os níveis e lugares do Brasil. Foram 105 dicas no Facebook e 81 no Instagram. Obrigada, gente :D!

E é claro que foi MUITO difícil selecionar, mas trazemos abaixo as 30 melhores dicas, 15 de cada rede social. E como gratidão pela colaboração, aqueles que estão aqui selecionados ganharão 15% de desconto na nossa loja de livros e cursos de fotografia. Entraremos em contato, beleza?

DICAS NO FACEBOOK

  1. “Trabalhe pra arrancar lágrimas de alegria do seu cliente e não agradar colegas fotógrafos” (Ana Paula Barros)
  2. “Todo fotógrafo iniciante tem um olhar grosso, e isso é natural. Refinar o olhar exige tempo, experiência e principalmente, o contato constante com todas as formas de expressão cultural possíveis. A inspiração do fotógrafo é fruto de uma dinâmica que ocorre não só a partir do olhar, mas também da constante reinterpretação do que foi visto, pois a subjetividade que alimenta o espírito criativo brota de um processo ativo, e não passivo. Por isso: Leia, assista, escute, sinta, expresse, e depois, interprete, re-interprete e resinifique” (Cezar Rodrigues)
  1. “Equipamento, tratamento de imagens e técnica fotográfica são apenas ferramentas para auxiliar a sua expressão” (Paulo Dias)
  2. “Se você quer fotografar profissionalmente jamais copie a foto de outra pessoa, não importa se essa outra pessoa é ou não é um fotógrafo profissional, antes de aprender a fotografar temos que aprender civilidade” (Tamara Lopes Ferreira)
  3. “Treine … e faça uma média percentual de fotos que considera boas em relação ao número de “clicks” … assim se obrigará aos poucos a ter menos clicks e mais fotos boas. (digo isso pois faço fotos de shows e antigamente “largava o dedo” … amadorismo… hoje em dia ainda tido muitas fotos.. só que pensadas.. calculadas…). Cheguei a ter 15% de fotos boas… hoje estou em 60%~70%. Aonde antes precisava de 1000 clicks pra entregar 150 fotos… agora faço 300 clicks para o mesmo número…. Resumindo… Treine” (Leonardo Martins)
  1. “O maior defeito do fotógrafo é achar que sabe de tudo. Fotografia é conhecimento, todo dia aprendemos algo novo. Seja no dia a dia, seja na profissão. O fotógrafo precisa estar estudando constantemente, seja fotografia ou a vida, jamais pare de estudar” (Bruno Antonucci)
  2. “A câmera será o fator de menor influência no seu trabalho” (Álvaro van Houten)
  3. “Critique menos e fotografe mais” (Ralonne Batista)
  4. “Se você já subiu o ISO, abriu o diafragma, abaixou a velocidade e ainda tá escuro? Verifique se já tirou a tampa tá lente ;D” (Duh Oliveira)
  5. “Fotografe em modo manual! Isso o fará crescer como fotógrafo, porque isso exigirá conhecimento dos 3 principais pilares da fotografia além da função e efeito de cada um deles! Algumas pessoas acham arriscado fotografar em modo Totalmente Manual, eu penso totalmente ao contrario porque no modo manual você controla tudo e sabe exatamente como a fotografia irá ficar pra mim arriscado e deixar no modo automático e não ter ideia do resultado! Estude se dedique Treine seu olhar e domine seu equipamento” (Everton Moreira)
  1. “Que sua maior preocupação seja em a foto contar uma historia (Flavio Borges)
  2. “Já foi referido em vários comentários, estudar, treinar o olhar etc.. etc… Bom acho que o mais importante de tudo é gostar de fotografia. Apaixonar todos os dias pela fotografia, porque assim vem o querer aprender mais e mais, ao aprender mais praticamos mais e começamos a desenvolver as nossas próprias técnicas, treinamos mais o nosso olhar à nossa maneira de fotografar. Busque boas referências na área que se quer especializar, e você vai ver a cada dia você cresce como pessoa e como fotógrafo. Bom acho que esse é o meu conselho, apaixone todos os dias pela fotografia” (Rodrigo Ramos)
  1. “Procure no espaço que deseja fotografar detalhes que podem passar despercebidos pelas outras pessoas. Dê foco a isso” (Fernanda Fernandes)
  2. “Busque inspiração em quem você fotografa e não em outro fotógrafo” (Keith Imamura)
  3. “Para de ler dicas e vá fotografar” (Pierre Moreira)

DICAS NO INSTAGRAM

  1. “Seja feliz fotografando” (@ricardomilani)
  2. “Fotografe com o coração, com a alma e com muito amor, não só com a câmera! Isso fará a diferença não o equipamento que usa” (@rafabulica)
  3. “Não tenha medo de mostrar o seu trabalho” (@iamjhanyfer)
  4. “Conheça as regras, respeite, mas assim que puder, quebre-as!!!” (@tonyadmond_photo)
  5. “Hoje as câmeras fazem praticamente todo trabalho…. é só ver o que as pessoas fazem com seus celulares. A única diferença pertinente é o olhar por trás das lentes, manja?” (@raphael.briest)
  6. “Pra cada equipamento gaste 10x mais em treinamento” (@fabianoaraujo_fotografe)
  7. “Conecte-se com as pessoas ❤️” (@henriquealbino_)
  8. “Use uma roupa agradável/confortável” (@renatodamasceno_)
  9. “Movimente-se” (@apaccini)
  10. “Que automático seja o seu sentido, que macro seja seu ego, que os problemas não passem de um flash e que a memória esteja acima de um cartão” (@rannyerebrito)
  11. “Assista filmes e observe as fotografias. Fotografe sem câmera apenas com o olhar” (@adnalani)
  12. “Ajude os colegas iniciantes, talvez num futuro breve, ele ficará milionário e te dará uma câmera top de linha 😁” (@fotografokleber)
  13. “Equipamento é necessário. Conhecimento é importante. Bom gosto é relevante. Compartilhar é fundamental” (fotografo.artur)
  14. “Leia o manual da sua câmera fotográfica” (@celia_reginaf)
  15. “Siga iphotoeditora para aprender mais!” (@italocostarc) – valeu pelo reconhecimento, Italo!

E isso, gente! Espero que tenham gostado e se divertido com essas ótimas dicas. Nós aqui na editora adoramos! Ficamos muito felizes de ter toda essa participação, de podermos conhecer vocês melhor e nos conectarmos ainda mais! E vamos fazer mais dessas! Quer deixar uma sugestão? Escreve aqui nos comentário!

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

3 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail