Dicas de Fotografia

As 30 melhores dicas de fotografia segundo nossos leitores

Fotografia de gestantes em estúdio

Aqui no iPhoto Channel gostamos muito de compartilhar dicas de fotografia com nossos leitores. Nossa ideia é ajudar cada um a evoluir em conhecimento, a se envolver e amar com a fotografia. E independente do nível, pois o que pode parecer óbvio para alguns às vezes ajuda outros a evoluírem um pouquinho. E somos muito gratos por todos que nos acompanham e dividem esse espaço com a gente!

Mas ontem resolvemos fazer o contrário: pedir que nossos leitores dessem dicas para nós. Sim, porque sabemos que aqui tem muuuuita gente boa e que merece ser ouvida 🙂

Pedimos no Facebook e Instagram da iPhoto (não curtiu a gente ainda? <- clica lá) para que dessem sua melhor dica de fotografia. Foi fantástica a participação (face e insta), com leitores-fotógrafos de todos os níveis e lugares do Brasil. Foram 105 dicas no Facebook e 81 no Instagram. Obrigada, gente :D!

E é claro que foi MUITO difícil selecionar, mas trazemos abaixo as 30 melhores dicas, 15 de cada rede social. E como gratidão pela colaboração, aqueles que estão aqui selecionados ganharão 15% de desconto na nossa loja de livros e cursos de fotografia. Entraremos em contato, beleza?

DICAS NO FACEBOOK

  1. “Trabalhe pra arrancar lágrimas de alegria do seu cliente e não agradar colegas fotógrafos” (Ana Paula Barros)
  2. “Todo fotógrafo iniciante tem um olhar grosso, e isso é natural. Refinar o olhar exige tempo, experiência e principalmente, o contato constante com todas as formas de expressão cultural possíveis. A inspiração do fotógrafo é fruto de uma dinâmica que ocorre não só a partir do olhar, mas também da constante reinterpretação do que foi visto, pois a subjetividade que alimenta o espírito criativo brota de um processo ativo, e não passivo. Por isso: Leia, assista, escute, sinta, expresse, e depois, interprete, re-interprete e resinifique” (Cezar Rodrigues)
  1. “Equipamento, tratamento de imagens e técnica fotográfica são apenas ferramentas para auxiliar a sua expressão” (Paulo Dias)
  2. “Se você quer fotografar profissionalmente jamais copie a foto de outra pessoa, não importa se essa outra pessoa é ou não é um fotógrafo profissional, antes de aprender a fotografar temos que aprender civilidade” (Tamara Lopes Ferreira)
  3. “Treine … e faça uma média percentual de fotos que considera boas em relação ao número de “clicks” … assim se obrigará aos poucos a ter menos clicks e mais fotos boas. (digo isso pois faço fotos de shows e antigamente “largava o dedo” … amadorismo… hoje em dia ainda tido muitas fotos.. só que pensadas.. calculadas…). Cheguei a ter 15% de fotos boas… hoje estou em 60%~70%. Aonde antes precisava de 1000 clicks pra entregar 150 fotos… agora faço 300 clicks para o mesmo número…. Resumindo… Treine” (Leonardo Martins)
  1. “O maior defeito do fotógrafo é achar que sabe de tudo. Fotografia é conhecimento, todo dia aprendemos algo novo. Seja no dia a dia, seja na profissão. O fotógrafo precisa estar estudando constantemente, seja fotografia ou a vida, jamais pare de estudar” (Bruno Antonucci)
  2. “A câmera será o fator de menor influência no seu trabalho” (Álvaro van Houten)
  3. “Critique menos e fotografe mais” (Ralonne Batista)
  4. “Se você já subiu o ISO, abriu o diafragma, abaixou a velocidade e ainda tá escuro? Verifique se já tirou a tampa tá lente ;D” (Duh Oliveira)
  5. “Fotografe em modo manual! Isso o fará crescer como fotógrafo, porque isso exigirá conhecimento dos 3 principais pilares da fotografia além da função e efeito de cada um deles! Algumas pessoas acham arriscado fotografar em modo Totalmente Manual, eu penso totalmente ao contrario porque no modo manual você controla tudo e sabe exatamente como a fotografia irá ficar pra mim arriscado e deixar no modo automático e não ter ideia do resultado! Estude se dedique Treine seu olhar e domine seu equipamento” (Everton Moreira)
  1. “Que sua maior preocupação seja em a foto contar uma historia (Flavio Borges)
  2. “Já foi referido em vários comentários, estudar, treinar o olhar etc.. etc… Bom acho que o mais importante de tudo é gostar de fotografia. Apaixonar todos os dias pela fotografia, porque assim vem o querer aprender mais e mais, ao aprender mais praticamos mais e começamos a desenvolver as nossas próprias técnicas, treinamos mais o nosso olhar à nossa maneira de fotografar. Busque boas referências na área que se quer especializar, e você vai ver a cada dia você cresce como pessoa e como fotógrafo. Bom acho que esse é o meu conselho, apaixone todos os dias pela fotografia” (Rodrigo Ramos)
  1. “Procure no espaço que deseja fotografar detalhes que podem passar despercebidos pelas outras pessoas. Dê foco a isso” (Fernanda Fernandes)
  2. “Busque inspiração em quem você fotografa e não em outro fotógrafo” (Keith Imamura)
  3. “Para de ler dicas e vá fotografar” (Pierre Moreira)

DICAS NO INSTAGRAM

  1. “Seja feliz fotografando” (@ricardomilani)
  2. “Fotografe com o coração, com a alma e com muito amor, não só com a câmera! Isso fará a diferença não o equipamento que usa” (@rafabulica)
  3. “Não tenha medo de mostrar o seu trabalho” (@iamjhanyfer)
  4. “Conheça as regras, respeite, mas assim que puder, quebre-as!!!” (@tonyadmond_photo)
  5. “Hoje as câmeras fazem praticamente todo trabalho…. é só ver o que as pessoas fazem com seus celulares. A única diferença pertinente é o olhar por trás das lentes, manja?” (@raphael.briest)
  6. “Pra cada equipamento gaste 10x mais em treinamento” (@fabianoaraujo_fotografe)
  7. “Conecte-se com as pessoas ❤️” (@henriquealbino_)
  8. “Use uma roupa agradável/confortável” (@renatodamasceno_)
  9. “Movimente-se” (@apaccini)
  10. “Que automático seja o seu sentido, que macro seja seu ego, que os problemas não passem de um flash e que a memória esteja acima de um cartão” (@rannyerebrito)
  11. “Assista filmes e observe as fotografias. Fotografe sem câmera apenas com o olhar” (@adnalani)
  12. “Ajude os colegas iniciantes, talvez num futuro breve, ele ficará milionário e te dará uma câmera top de linha 😁” (@fotografokleber)
  13. “Equipamento é necessário. Conhecimento é importante. Bom gosto é relevante. Compartilhar é fundamental” (fotografo.artur)
  14. “Leia o manual da sua câmera fotográfica” (@celia_reginaf)
  15. “Siga iphotoeditora para aprender mais!” (@italocostarc) – valeu pelo reconhecimento, Italo!

E isso, gente! Espero que tenham gostado e se divertido com essas ótimas dicas. Nós aqui na editora adoramos! Ficamos muito felizes de ter toda essa participação, de podermos conhecer vocês melhor e nos conectarmos ainda mais! E vamos fazer mais dessas! Quer deixar uma sugestão? Escreve aqui nos comentário!

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

3 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail