Dicas de Fotografia Vida Selvagem

A importância de conferir o fundo na fotografia de vida selvagem

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Ao fotografar animais selvagens é essencial fazer uma verificação do plano de fundo. O que há por trás do animal que você está fotografando? Um fundo ruim pode arruinar completamente uma imagem. Ao prestar mais atenção ao que está acontecendo no fundo, você pode melhorar muito suas imagens.

Pensando nessa questão, o fotógrafo Josh Guyan publicou um artigo no site PetaPixel em que apresenta um exercício prático com 4 situações. Todas elas apresentam o mesmo Lagarto de Tenerife, a partir de uma posição diferente, proporcionando um fundo completamente diferente em cada uma delas.

1. Fundo azul

Nesta primeira foto, a câmera estava ligeiramente abaixo do nível dos olhos do lagarto. O fundo da imagem é um céu azul, dando à imagem uma aparência simples e limpa. “Na maior parte do tempo, vou tirar uma imagem rápida assim quando encontro um assunto (caso o animal desapareça) antes de experimentar posições e ângulos diferentes. Felizmente este lagarto ficou feliz em ficar parado por um tempo.”

2. Fundo escuro

Na próxima cena, Josh levantou a câmera acima do nível dos olhos do lagarto e fotografando o chão atrás dele. “É difícil dizer com essa profundidade de campo rasa, mas o fundo escuro aqui foi fornecido pela base de um arbusto e o solo ao redor.”

3. Fundo roxo

Na terceira cena, Josh abaixou a câmera novamente até que ficasse mais ou menos no nível dos olhos do lagarto, alinhando-o com o roxo vibrante de um arbusto de buganvílias atrás. “Esta não é uma fotografia muito natural, mas é certamente atraente.”

4. Fundo verde

Na última foto, Josh moveu-se um pouco para a direita (ainda ficando no nível dos olhos) para registrar o topo de um arbusto diferente no fundo. “Esse arbusto verde forneceu um fundo muito mais natural do que a imagem anterior, ajudando a manter um pouco mais de foco no assunto em si.”

“Não há realmente uma imagem ‘certa’ ou ‘errada’, é apenas por preferência pessoal. Mas espero que você veja como pequenos movimentos podem mudar uma imagem tão drasticamente!”

Para conhecer mais sobre o trabalho de Josh, acesse seu siteTwitterFacebook ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!