Dicas de Fotografia

A importância da posição das mãos em um ensaio fotográfico

Black Friday Antecipada

Ao criar um retrato, os fotógrafos procuram capturar grandes expressões ao posar os modelos, mas às vezes elementos básicos que podem distrair os espectadores podem passar desapercebidos. Braços, mãos, dedos, pernas e pés, possuem uma forte presença dentro na fotografia conduzindo o olhar através da imagem, mas nem sempre recebem atenção no momento da foto.

Mesmo que o fotógrafo abra mão de um certo controle ao registrar alguns momentos verdadeiramente espontâneos, é importante ficar atento a esses “ponteiros naturais” no momento da pose para que cada parte de uma imagem seja proposital. Em um vídeo publicado no canal SLR Lounge, são apresentados 5 exemplos que ilustram por que algo tão simples quanto a posição das mãos é tão importante.

1. Observe a dispersão dos pontos de direção

À primeira vista, isso parece uma imagem sólida e íntima. A iluminação, a pose e as expressões ficaram ótimas. Porém, você notará quando seguir a linha do olho que leva ao braço antes de virar para trás e atrair nosso foco para a mão apontada, ou o ponto na jaqueta em que seu dedo parece apontar. Isso não interrompe a imagem, mas uma pose melhor teria sido uma mão relaxada ou suave e aberta (veja abaixo). Lembre-se de observar as mãos/dedos flexionados.

2. Tenha cuidado com a região em torno da barriga

Nesta pose lúdica e íntima, as expressões e a iluminação também ficaram ótimas, mas os braços dos nossos modelos se encontram sobre a barriga; Naturalmente, nossos olhos também são conduzidos nessa direção. Compreender o quanto o peso visual que nossos ponteiros carregam é vital para usá-los propositalmente.

Para clientes que podem se sentir inseguros quanto ao seu peso ou tamanho, precisamos estar cientes de quanto a colocação de mãos e braços pode afetar a percepção da imagem. Devido à colocação das mãos e dos braços do casal, a pose acima teria funcionado bem para acentuar o estômago de uma gestante. As fotografias de gestantes oferecem um exemplo perfeito de quando usar as mãos para chamar a atenção do espectador como você pode ver abaixo.

Em cada uma dessas poses, colocar as mãos sobre ou perto da barriga chama nossa atenção para a barriga. Ao colocar os pais frente a frente e segurar as mãos perto da barriga, podemos chamar a atenção para a barriga enquanto também criamos um loop visual para manter os olhos do espectador no quadro.

3. Use a posição das mãos para aumentar a ideia de intimidade

Para criar intimidade em um retrato, olhos e braços criam um loop contínuo. Com as mãos relaxadas ao redor do pescoço e os olhos de frente para ela, o foco permanece em seus rostos e a intimidade do momento não está perdida. Aumentamos o número de pontos de contato colocando as mãos no pescoço e no peito em vez de mantê-los invisíveis e fora do quadro.

4. Use a posição das mãos e direção do olhares para criar um loop visual

Em uma pose aberta, os casais viram os pés e o tronco em direção à câmera; Podemos então fazer micro-ajustes nas mãos e na direção facial.

Mantenha ponteiros naturais dispersos na baía com direção menor. Na foto acima, ele foi orientado a colocar a mão no bolso e ela foi orientada a relaxar a mão com o buquê. Essas mudanças sutis mantêm nossos olhos em um loop contínuo entre nossos modelos.

5. Saiba quando quebrar as regras

Depois que o fotógrafo disse ao noivo, “Você pode me agradecer mais tarde por todas as sessões de pegação”, ele deu esse gesto de mão. Na maioria das vezes, essa imagem seria entregue porque é um momento fantástico e natural, e contribui para a história do dia. Embora a colocação de mão incomum funcione bem nesta imagem, vale a pena relembrar que ponteiros naturais podem competir ou complementar nossa visão. Neste caso, sem saber por que o noivo está fazendo isso, sua mão distrai nosso olho e compete por nossa atenção com o beijo. Embora este seja um momento brincalhão, ilustra o impacto que um gesto pode ter. É importante ter consciência do significado da colocação das mãos para que você decida como fazê-la funcionar para suas imagens.

Fonte: Fstoppers


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail