Dicas de Fotografia

8 dicas para se sentir motivado na fotografia

Foto: Pexels
Black Friday Antecipada

É normal que a motivação despenque volta e meia quando fazemos algo de forma repetida. O que antes era uma paixão, torna-se uma obrigação. Mas não motivo para desespero ou algo para se culpar: muita gente sofre com isso. É um sentimento universal; é comum sentir-se preso em um ponto. Igualmente comum é a possibilidade de sair dele.

Na fotografia isso acontece, especialmente por se tratar de uma área onde utiliza-se muito a criatividade. É preciso sempre de novos estímulos dentro de seu processo para criar coisas novas. Necessário dar um gás para que as coisas saiam melhores, para evoluir sempre. Trazemos as dicas de Georgie Rastall, do Digital Rev, para continuar motivado na fotografia:

1. Inicie um projeto

“Há muitos projetos online, que variam de missões fotográficas de uma semana até missões de um ano. Estes podem ser uma ótima maneira de você se envolver com temas incomuns e fazer você pensar fora da caixa. Um projeto também pode ajudá-lo a desenvolver uma rotina para fotografar, trazendo isto para a sua vida diária”

2. Participe de um clube

“Há tantas oportunidades para se juntar às comunidades fotográficas, sejam elas pessoalmente ou online. Elas podem oferecer uma grande plataforma para você conhecer novas pessoas, experimentar diferentes técnicas ou ir a lugares interessantes. Este ambiente é ótimo para você pensar criticamente sobre seu próprio trabalho, e dar feedback sobre o trabalho dos outros também. Ouvir conselhos construtivos de outros fotógrafos sobre suas imagens pode oferecer uma riqueza de novas oportunidades para ver as coisas de um ponto de vista alternativo”

3. Faça uma viagem

“Para qualquer coisa, uma mudança de cenário pode ser refrescante – e em fotografia não é diferente. Fazer isso pode oferecer-lhe uma nova situação com uma perspectiva completamente nova, juntamente com a emoção que a viagem sempre traz. Ela vai oferecer um mundo de culturas diferentes para você capturar e, você também vai poder apreciar os pequenos detalhes antes ignorados quando você já está acostumado a um lugar”

Foto: Pexels
Foto: Pexels

4. Experimente um novo assunto

“Muito parecido a dica anterior, é fácil sentir-se estagnado quando fotografando só um assunto. Se você é um fotógrafo de paisagem, tente fazer uma série de retratos, e vice-versa. Você também pode tentar capturar coisas de forma que normalmente não faria, como se faz quando se fotografa por hobby: apenas pegue a câmera fotográfica e clique. Tome uma decisão consciente de fotografar como nunca fez antes” (nota da editora: fiz isso recentemente e funcionou muito bem!)

5. Explore novas formas

“Para mim, quando eu sinto que estou preso em uma rotina, eu sempre pego minha antiga Canon AE-1 e fotografo com filme por um tempo. O filme dá a sensação de uma arte completamente diferente e pode fazer você parar de sentir como se estivesse trabalhando e mais como você estivesse brincando novamente. Mudar completamente como você fotografa pode oferecer uma experiência inteiramente diferente, e alterar a maneira como você pensa sobre criar suas imagens”

6. Use um equipamento novo

“Não há nada mais emocionante do que tirar da caixa um novo equipamento que você mal pode esperar para sair e usar. Um equipamento novo pode despertar seu entusiasmo perdido em fotografar, e pode permitir que você experimente algumas técnicas alternativas com o que você comprou”

Foto: Pexels
Foto: Pexels

7. Fotografe memórias, não fotos incríveis

“É fácil ficar preso em obter sempre a fotografia perfeita – todos nós nos esforçamos para capturar a imagem mais fotograficamente perfeita possível, mas às vezes isso pode realmente prender você à rotina. A fotografia é um meio de recordação, então dê um passo para trás e capture apenas as memórias por um tempo. Use sua câmera em casa, ou em uma festa e fotografe imagens de familiares e amigos para as quais você vai olhar um dia e rir ou sorrir, ao invés de ficar preso em pequenos detalhes técnicos de suas fotos”

8. Lembre-se porque você faz isso

“Era uma vez… Você estava motivado para pegar uma câmera e começar a fotografar pela primeira vez – voltar para esta sensação não é tão difícil. Pense de volta no porquê: Por que você faz isso? Por que você começou? O que conseguiu com isso? Como isso traz benefícios a sua vida? Levando sua mente de volta ao propósito de por que você começou a fotografar muitas vezes pode ser uma ótima maneira de fazer você querer começar de novo”

Conheça mais sobre o trabalho de Georgie Rastall.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mais ou menos dentro do item nº 4: dê o primeiro clic… pra mim, fotografar tem que ter um “aquecimento”, como num exercício físico, e errar umas duas ou tres vezes e aí a coisa engrena! Fotometria “encaixa”, a composição afina e a coisa funciona!! Não pode achar que vai sair maravilhoso de primeira, tem que “aquecer a musculatura”!!!

Receba as novidades por e-mail