Dicas de Fotografia Fotografia Analógica

7 razões para começar a usar câmeras instantâneas

Simon Alexander
Simon Alexander

A fotografia é a paixão de muita gente, mas esse amor pode ficar mais intenso ainda quando o assunto é câmera fotográfica. Temos os apaixonados por DSLRs, os entusiastas das mirrorless, os que levam a bandeira das cameraphones, entre vários outros por aí. E há um grupo bem específico de romântico da fotografia, que mistura-se em certo ponto aos amantes de fotografia analógica: os apaixonados por fotos instantâneas.

Simon Alexander
Simon Alexander

Mas afinal, até onde pode ir a criatividade quando você tem uma câmera instantânea nas mãos. Para muitos, estes equipamentos podem até parecer tecnologicamente atrasados. Mas não há tecnologia que explique o amor de ter sua fotografia em mãos, sendo revelada na frente de seus olhos. Já dizia o filósofo Blaise Pascal: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Vamos às 7 razões para começar a fotografar com câmeras instantâneas, listadas por DL Cade para o site 500px:

  1. Foto na foto

Talvez seja um pouco clichê, talvez não, mas não há dúvida de que fica muito mais legal fazer o efeito “foto na foto” com uma fotografia instantânea do que uma impressão padrão. Seja de uma câmera Polaroid vintage ou uma Fuji Instax: tire uma foto, segure-a na frente de você e faça o clique.

Renata Freire
Renata Freire
  1. Use a câmera como um acessório

Diga o que quiser sobre isso ser descolado ou ser clichê, mas a verdade é que essas câmeras antigas são absolutamente lindas. Uma velha Polaroid SX-70 ou, melhor ainda, uma Polaroid Land Camera faz grande diferença em retratos.

Jaime Ibarra
Jaime Ibarra
  1. O Instagram não consegue esses tons

Filtros do Instagram são agradáveis. Filtros do VSCO são mais agradáveis ainda. Os recursos de edição da Adobe em aplicativos móveis podem adicionar alguns efeitos vintage muito legais também. Mas nenhum deles consegue os belos tons de um filme instantâneo.

Rob Ellis
Rob Ellis
  1. Filmes instantâneos de grande formato são tão bons que vão fazer você chorar

Embora ambos filme Instax da Fuji e velho filme Polaroid da Impossible Project sejam grandes, se você tiver em suas mãos uma câmera de filme instantâneo de grande formato, e alguns filmes antigos 8×10, sua mente vai explodir em pedaços quando ver quão bons os resultados são.

Christoph Zoubek
Christoph Zoubek
  1. Faça colagens legais

Claro, você pode fazer isso com impressões regulares, mas há apenas uma coisa legal sobre fazer uma colagem de fotos usando uma câmera de filme instantâneo. Tudo depende do momento, e no final a colagem pode ser tornar tão divertida quanto o ato de fotografar.

Daniel Vojtech
Daniel Vojtech
  1. Use fotos instantâneas como adereços

A câmera pode ser um objeto legal de se colocar em uma fotografia, mas as próprias fotos também podem ser ótimas. Espalhe algumas fotos instantâneas em torno de seu futuro retrato para ver o que surge. Ou coloque em um lugar estratégico. Uma foto instantânea pode ser o toque especial de uma composição.

Bob Sala
Bob Sala
Julie de Waroquier
Julie de Waroquier
  1. Se você não pode vencê-los, junte-se a eles… e mostre como é que se faz

Câmeras Polaroid antigas e filmes instantâneos tornaram-se uma coisa “cool” especialmente para os hipsters nos últimos anos. Se, por fim, é isso que irrita você e impede que ter uma câmera instantânea, não se importe. Faça você sua própria foto, do seu jeito, na sua criatividade. O que vale é a experiência. E a paixão pela fotografia em todas as formas.

Simon Alexander
Simon Alexander

banner-livro-newborn-fotografia

Livro de Fotografia de Newborn
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e editora do iPhoto Channel. Fotógrafa de coisas e pessoas - nessa ordem, e também tem uma banda de rock: www.rucasouza.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail