Dicas de Fotografia Edição

7 maneiras de realçar os olhos usando Photoshop

Black Friday Antecipada

Os olhos são uma parte importante na fotografia de retrato e de beleza. Por isso, é essencial saber destacá-los quando necessário. Em um tutorial aprofundado do Photoshop Training Channel o designer Jesús Ramirez mostra como aprimorar olhos nas fotos usando o Photoshop:

Cada técnica apresenta um passo diferente para o aprimoramento de olho completo, mas todos os ajustes devem ser feitos em camadas separadas para que suas edições não sejam destrutivas.

1. Retocando os brancos dos olhos

O primeiro passo para melhorar os olhos é remover as linhas vermelhas indesejadas nos brancos dos olhos. Neste ponto, você também pode remover cílios indesejados que pareçam pouco atraentes e intrusivos.

2. Selecionando os olhos

Para facilitar a aplicação de diferentes ajustes nos olhos, é ideal separá-los em sua própria camada. Com a seleção inteligente, você pode selecionar apenas a íris dos olhos em uma camada separada.

3. Dodge/Burn

Usando as ferramentas Dodge (Subexposição) e Burn (Superexposição), você pode aumentar o contraste na íris escurecendo as partes superiores, debaixo dos cílios.

4. Adicionando destaques

A introdução de um destaque na parte inferior da íris adicionará esse brilho típico das capas de revistas. Depois de ter criado uma seleção em forma de lua na parte inferior da íris, uma cor de preenchimento branco com o filtro Blur (Desfoque) aplicado irá lançar as bases do destaque. Usando o modo de mesclagem Overlay (Sobrepor), parecerá muito mais natural e atraente.

5. Adicionando contraste

Desativando temporariamente as camadas de ajustes Dodge/Burn e de destaque, uma camada de ajuste de Curves (Curvas) aplicada na camada de íris que você criou antes permitirá que você aplique diretamente o contraste à área de destino.

Normalmente, você veria a cor enfatizada fortemente por um ajuste das curvas, mas se você quiser apenas ajustar a luminosidade da íris com seu ajuste, então também é possível. Basta selecionar o modo de mesclagem Luminosity (Luminosidade).

6. Alterando a cor dos olhos

Não está feliz com a cor dos olhos do seu modelo? Sem problemas. Você pode mudar isso com uma simples camada de ajuste Hue/Saturation (Matiz/Saturação). Se você marcar a caixa de seleção Colorize (Colorir) na janela de diálogo, seu ajuste se aplicará a toda a camada de íris.

7. Removendo aberração cromática

Se estiver aparecendo um contorno roxo em torno do catchlight no olho, isso pode ser removido usando o filtro do Camera Raw. Você pode então aplicar correções de lente apenas à íris e remover essa franja roxa com os controles deslizantes dedicados.

Antes e depois:

Veja abaixo uma comparação do antes e depois do processo de edição:

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail