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7 dicas para entender o novo algoritmo do Instagram

Foto: Pixabay/Pexels
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O novo algoritmo do Instagram tem sido um tanto polêmico. Mas o fato é que, se você quiser avançar na rede, você precisa trabalhar com o algoritmo Instagram e não contra ele.

Como funciona?

É um mistério que todo mundo quer saber: como funciona o algoritmo do Instagram? Embora possamos não compreender a complexidade com a qual o algoritmo funciona, nós sabemos 7 fatores que determinam o desempenho da sua publicação através dele.

De acordo com um porta voz do Instagram, abaixo está uma lista de 7 fatores que influenciam o algoritmo Instagram. Os classificamos em ordem de importância, com base em nossa própria pesquisa e conversas com gerentes de mídia social:

1. Quanto de envolvimento você tem

Em geral, os posts com alto envolvimento (curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações, etc.) terão um rank melhor no seu feed. Quando uma publicação recebe uma tonelada de curtidas e comentários, isso indica ao algoritmo do Instagram que sua publicação é de qualidade, envolvendo conteúdo que mais pessoas vão querer ver, então o algoritmo do Instagram irá mostrar para mais usuários.

Mas nem sempre é sobre a quantidade de envolvimento. Em alguns casos, o algoritmo se preocupa mais com a rapidez com que uma postagem recebe esse envolvimento. Um dos casos mais conhecidos disso é os Trending Instagram Hashtags, que mostra as tags e os locais mais usados no momento. Embora a quantidade de envolvimento que você obtém seja realmente importante, é um pouco menos importante do que a rapidez com que você obtém.

É por isso que encontrar o melhor momento para publicar no Instagram e, em seguida, agendar postagens para esses horários é tão importante: se você postar quando a maioria das pessoas vai vê-lo, você aumenta suas chances de obter curtidas mais rápido, o que ajuda a aumentar sua postagem no algoritmo.

2. Quanto tempo as pessoas passam vendo seu post

O algoritmo do Instagram analisa o período de tempo que o usuário gasta interagindo com o conteúdo. Ele usa a quantidade de tempo gasto visualizando uma postagem como um fator chave para determinar o quanto aumentar sua postagem. Se você quiser vencer o algoritmo Instagram, criar belas legendas do Instagram pode ser a chave. Se você tem uma legenda atrativa, é mais provável que as pessoas realmente as leiam ou cliquem no botão “mais”, o que aumenta o tempo gasto em sua postagem.

É também por isso que os vídeos (ou Boomerangs, publicados no formato de vídeo) são tão bons no algoritmo Instagram: porque é preciso mais tempo para assisti-los! As postagens da apresentação de slides com um apelo à ação para “deslizar” para ver mais podem ser também uma boa estratégia.

3. Seus amigos, família e contas favoritas

O algoritmo do Instagram é bastante inteligente! Se você se envolver com uma conta específica regularmente, você está dizendo ao Instagram que você realmente gosta do conteúdo dessa conta. Como resultado, o Instagram irá mostrar-lhe mais do conteúdo dessa pessoa no seu feed. É por isso que você provavelmente verá os posts da sua mãe no topo do seu feed, mesmo que ela tenha apenas 20 seguidores e algumas curtidas em cada foto.

A mesma coisa acontece com as pessoas que adoram o seu conteúdo: se eles regularmente curtem, comentam, observando suas Histórias do Instagram ou salvando seu conteúdo, suas postagens são mais prováveis ​​de serem mostradas a eles.

4. Quando sua foto foi publicada

Outro fator que o algoritmo do Instagram leva em consideração é a pontualidade de um post, também conhecido como foi publicado recentemente. O algoritmo do Instagram provavelmente mostrará postagens mais recentes em vez de postagens de alguns dias ou semanas atrás – no entanto, isso nem sempre é o caso. Depende realmente da frequência com que você navega no Instagram. Se você abrir o aplicativo algumas vezes por semana, é mais provável que você veja as melhores postagens de alguns dias atrás, para recuperar o atraso em qualquer coisa que você perdeu.

Em geral, as postagens do Instagram hoje têm uma vida útil mais longa do que costumavam, o que significa que mais pessoas podem ver suas postagens por um longo período de tempo. É por isso que você provavelmente ainda está recebendo curtidas em uma foto que você publicou ontem ou no dia anterior!

5. Tipo de conteúdo

Se o único fator com o qual o algoritmo de Instagram se preocupasse fosse o envolvimento, então todos veríamos exatamente o mesmo conteúdo! Felizmente, o “gênero” ou o tipo de conteúdo com o qual você se envolve desempenha um papel importante no conteúdo que você vê no seu feed.

Se você se envolver com várias contas de um determinado gênero (destaques esportivos, por exemplo), o Instagram começará a mostrar-lhe mais desse conteúdo. Esse é o fator de relevância. Se o Instagram determinar que você gosta de um determinado tipo de conteúdo, como a futebol, ele fará o melhor para mostrar outros conteúdos similares que você poderá achar interessante, como posts de algum campeonato ou time.

6. Pesquisa por contas

Pode parecer trivial, mas outro fator que o algoritmo Instagram leva em consideração é as contas que você procura no Instagram. Quando você procura uma conta específica, o Instagram leva isso como um sinal de que você gosta do conteúdo dessa conta e pode mostrar-lhe mais conteúdo no seu feed.

7. Compartilhando seu post no DM’s

Embora não haja nenhuma maneira de dizer quantas vezes sua postagem do Instagram foi compartilhada em uma mensagem direta (inbox) com alguém, o Instagram ainda está acompanhando. Quando você compartilha uma postagem com outro usuário, o Instagram conta isso como uma forma de envolvimento e assume que você está interessado em ver mais desse tipo de conteúdo. Então, se você criar conteúdo envolvente que as pessoas compartilhem com seus amigos, suas postagens podem ter uma performance melhor.

É importante otimizar suas postagens para o algoritmo do Instagram

No início de 2016, quando o Instagram era um lugar mais simples, as empresas não precisavam se preocupar em estratégias para obter o máximo de envolvimento com o algoritmo. O feed era cronológico, de modo que você poderia obter muito facilmente simplesmente publicando consistentemente. Hoje, já não é esse o caso. Se você quiser ter sucesso no Instagram, você deve otimizar o algoritmo.

Na verdade, o comerciante do Instagram de hoje tem que ser extremamente cuidadoso: o chamado para ação em seu título é suficientemente forte? Você usou a combinação certa de hashtags? Você está postando no melhor momento possível? O seu feed do Instagram é atraente como um todo? As empresas estão sob mais pressão do que nunca para criar conteúdo convincente e se envolver com seus seguidores de maneiras exclusivas e criativas.

É muito mais trabalho, sim. Mas as apostas são muito mais altas também. As pessoas não apenas buscam casualmente seus feeds, eles usam o Instagram para tomar uma decisão sobre quais produtos comprar e de quais empresas comprar. Na verdade, de acordo com um estudo recente, 78% dos consumidores tomam decisões de compra que são influenciadas pelas mídias sociais de uma marca.

Então, o sucesso no Instagram hoje significa muito mais do que apenas construir uma grande comunidade. Isso também pode significar vendas, geração de leads e aquisição de clientes. A partir de hoje, pense no Instagram com um pouco mais de carinho, isso pode colaborar com seu sucesso.


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Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

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