Dicas de Fotografia

6 passos para criar o efeito de panning

Foto: Sam Javanrouh
Foto: Sam Javanrouh
Livro - Fotografia de Bebês

Esse tipo de foto para quem vê pela primeira vez parece até mágica: como assim a pessoa está nítida e o fundo borrado, com riscos horizontais, tudo ao mesmo tempo? É Photoshop? Não! A técnica de panning é mesmo muito interessante para criar ou mostrar o movimento em algumas cenas, e é feita direto na câmera.

O editor Darren Rowse, do site Digital Photography School, escreveu 5 dicas para dominar o panning. Essa técnica consiste em fotografar com o obturador em baixa velocidade, fazendo com que o segundo plano da foto (o fundo) fique borrado e o assunto principal da imagem, no primeiro plano, fique nítido. Prepare a câmera e vamos treinar:

1. Velocidade do obturador

Escolha uma velocidade de obturador baixa. É ideal começar a fotografar com 1/30s para depois “brincar” com velocidades mais lentas. Você pode usar entre 1/60 e 1/8 dependendo da luz e da velocidade do assunto da foto. Nas velocidades mais baixas, as chances de se obter imagens mais tremidas são maiores e necessitam de mais treino para evitar esse efeito indesejado.

Foto: Scordion
Foto: Scordion

2. Fundo interessante

Posicione-se onde o segundo plano da imagem seja esteticamente interessante quando borrado, preferencialmente com o mesmo tom de cor para não competir visualmente com o assunto fotografado. Ou, como no caso da foto abaixo, um fundo que contraste com o assunto principal. Evite também lugares em que objetos possam estar ou passar na frente do sujeito da imagem.

Foto: Skitter Photo
Foto: Skitter Photo

3. Siga o assunto sutilmente com a câmera assim que se aproximar.

Para uma maior estabilidade, use um tripé ou um estabilizador de imagem. Se a sua câmera tiver autofoco contínuo, você pode manter semi pressionado o botão disparador, deste modo a câmera ajustará o foco para você. Caso o foco automático não seja rápido o suficiente, você deverá deixar focado previamente no local onde o assunto da imagem passará.

4. Clique leve e acompanhe

Clique de modo sutil para evitar tremores e acompanhe o assunto para garantir que o borrado seja suave do começo ao fim da exposição. Deste modo você evitará imagens tremidas devido a um possível movimento brusco ao soltar o botão do disparador.

Foto: Jake Catlett
Foto: Jake Catlett

5. Antecipação

Antecipe o movimento da foto caso a sua câmera seja mais antiga e possua um intervalo entre o clique e a abertura do obturador. Se você estiver começando a usar a técnica panning, entre com a mente voltada para um lado mais experimental. Treinar esta técnica pode ser divertido no começo, mas frustrações podem acontecer conforme as tentativas forem falhando. Não desista.

Foto: Pok Rie
Foto: Pok Rie

Não se esqueça de praticar sempre, experimente lugares bem movimentados como um cruzamento ou uma via rápida, onde você poderá aperfeiçoar seu foco e o domínio sobre o efeito borrado com assuntos de diversas velocidades e distâncias.

6. Nitidez do assunto principal

Uma última consideração: Nem sempre é necessário manter o assunto nítido em relação ao background borrado, um pouco de desfoque de movimento pode agregar qualidades como emoção e movimento à fotografia com panning.

Foto: Babilkulesi
Foto: Babilkulesi

Originalmente publicado aqui

Livro - Iluminação
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail