Dicas de Fotografia

6 maneiras de melhorar sua fotografia de paisagem urbana

Foto: Jeremy Flint

A fotografia da paisagem urbana está se tornando cada vez mais popular e pode ser uma mudança bem-vinda para a captura de colinas e vistas panorâmicas. Ambientes urbanos de paisagem podem oferecer a você, o fotógrafo, edifícios atraentes, padrões e linhas para capturar cenas impressionantes e uma alternativa aos tiros de natureza familiar encontrados no campo.

Em artigo para o site Digital Photography School, o fotógrafo britânico Jeremy Flint apresenta 6 elementos que você deve considerar para melhorar suas fotografias das cidades:

1. Fotografe em diferentes momentos do dia

Pense em “hora azul”, “hora dourada” ou luz do dia para fazer as imagens da sua cidade. À medida que o sol se põe a noite cai, as cidades ganham vida quando edifícios e detalhes arquitetônicos são iluminados e podem proporcionar imagem espetaculares.

Porém, um erro comum que as pessoas cometem ao fotografar na cidade é capturar imagens muito tarde da noite quando a luz natural desaparece e o céu fica completamente preto. A escuridão total geralmente não é a melhor hora para fotografar edifícios, pois eles parecerão menos atraentes com poucos detalhes.

Foto: Jeremy Flint

Se você pretende fotografar à noite, Jeremy recomenda chegar ao local ao pôr do sol e espere o anoitecer cair. Você pode fotografar durante a “hora azul”, um período de crepúsculo quando o sol está a uma profundidade significativa abaixo do horizonte e quando o céu assume um tom predominantemente azul.

Embora seja chamado de hora azul, geralmente ocorre por uma janela de cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da sua localização e da estação do ano.

A hora dourada é outro bom momento para a fotografia da cidade. Durante o início da manhã ou no final da tarde, você terá lindas sombras longas para trabalhar, além de luz dourada suave.

Alternativamente, fotografar durante o dia permite uma composição mais interessante, pois as cenas podem ficar mais lotadas. Basta adicionar pessoas no seu quadro que podem criar assuntos intrigantes combinados com edifícios.

Foto: Jeremy Flint

2. Use a luz ambiente de forma eficaz

Se você capturar os elementos finais da luz ambiente no céu antes que a escuridão caia e combiná-la com a luz artificial dos edifícios, isso geralmente resultará em boas fotografias. Quando as luzes da cidade se acendem, geralmente há uma janela de cerca de uma hora para capturar paisagens urbanas agradáveis. As cenas neste momento permitirão que você equilibre o céu com as luzes artificiais da cidade.

Foto: Jeremy Flint

3. Considere as cores

Procure padrões e blocos de cores que possam se complementar. Os edifícios podem ser pintados em cores diferentes que funcionam bem juntos, por exemplo.

O céu azul fresco da hora azul complementa perfeitamente os tons quentes, dourados e ambarinos das luzes das ruas e dos prédios. A harmonia de uma imagem é aparente quando tons coloridos se juntam, como essa imagem de Oxford à noite.

Foto: Jeremy Flint

Além disso, o sol pode criar cores diferentes à medida que atinge edifícios e reflete-os.

4. Considere a composição

É melhor tentar excluir objetos indesejados e distraídos do quadro, como lixeiras, placas e quaisquer construções feias que tornem sua imagem menos atraente. Recomponha sua imagem até que esteja livre de desordem e você esteja feliz com a aparência da imagem.

Trabalhe com a luz se estiver capturando paisagens urbanas durante o dia. Normalmente, você vai querer fotografar com o sol iluminando os edifícios para os melhores resultados e para garantir que tudo fique iluminado.

Foto: Jeremy Flint

5. Experimente com a exposição

As paisagens de cidades geralmente oferecem uma ótima oportunidade para experimentar a exposição. Você descobrirá que, após o pôr do sol, à medida que a luz se desvanece, você será menos capaz de segurar sua câmera para capturar sua cena urbana. Gravar exposições longas na fotografia da cidade criará movimento e essa sensação de movimento só é possível usando um tripé.

À medida que o crepúsculo é desvendado, você pode capturar a luz ambiente baixa usando velocidades lentas do obturador para criar mobilidade em sua imagem. A quietude dos prédios contrastando o movimento das nuvens ou das trilhas leves do tráfego, por exemplo, cria uma imagem interessante e pode adicionar drama à sua composição.

A utilização de velocidades rápidas do obturador pode ajudar a congelar o movimento de diferentes objetos na cena. Jeremy recomenda experimentar diferentes velocidades de obturador para ver que estilo de imagem você gosta.

Foto: Jeremy Flint

6. Seja criativo

Adicione um pouco de beleza a sua foto capturando objetos de perto, como pontes ou sinais, com a paisagem urbana em segundo plano. Você pode até tentar fotografar pessoas e a paisagem urbana para mostrar a configuração completa em que você está fotografando.

Não tenha medo de se aproximar de seu assunto e se concentrar na ação. Eu sugiro que você brinque com vários ângulos para capturar algo verdadeiramente único e inspirador, do qual você se orgulha.

A fotografia da paisagem urbana exige muita prática e, provavelmente, você não sairá com paisagens urbanas premiadas da noite para o dia. Continue fotografando e com essas dicas, você se tornará mais hábil em capturar imagens urbanas das quais possa se orgulhar.

Foto: Jeremy Flint

Para conhecer mais sobre o trabalho de Jeremy, acesse seu site, Facebook ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!