Dicas de Fotografia

6 dicas para transformar uma poça d’água em uma bela foto

Foto: Steve White
Fotografia de gestantes em estúdio

Você já viu aquelas montagens de “O lugar versus A foto”? São duas fotos que mostram um lugar sem graça se transformando em uma foto incrível. E geralmente esses lugares são muito feitos e cheios de mato ou há uma poça d’água envolvida. Mas afinal, como são feitas essas fotos?

Hoje trazemos as dicas de Alejandro Santiago, do blog 500px, que traz macetes para fazer as melhores fotos usando poças d’água.

“A superfície reflexiva de uma poça de chuva pode adicionar uma sensação surreal a sua imagem”, explica Santiago.

1. Abaixe-se no chão e experimente ângulos diferentes

“Quando você fotografando em uma poça, a reflexão se torna um visor (ou espelho, se preferir), fornecendo diferentes perspectivas. Fotografar de um ângulo baixo pode fazer uma pequena poça parecer um grande corpo de água, como um lago. Tente deixar o ângulo de câmera virado um pouco mais para cima, para incluir mais do horizonte. Mova-se até encontrar seu ponto ideal”

Foto: Joanna Lemanska
Foto: Joanna Lemanska

2. Não tenha medo de se molhar, mas mantenha sua câmera segura

“Você pode acabar se molhando. Esteja preparado e use a água em sua vantagem. Há inúmeros produtos e formas para ajudar a proteger sua câmera da chuva. Eu sempre mantenho um saco de plástico na minha mochila fotográfica para esse tipo de situação

Dica Pro: Use uma velocidade de obturador rápida (1/500 ou mais rápido) para congelar a ação e capturar salpicos de água no ar”

Foto: Jessica Drossin
Foto: Jessica Drossin

3. Procure a simetria

“Simetria é extremamente agradável para o olho humano. Transforme sua poça em uma imagem espelhada. Procure por detalhes arquitetônicos, padrões e linhas principais para direcionar o olho do espectador através de sua foto”

Foto: Nolis Anderson
Foto: Nolis Anderson

4. Fotografe na hora dourada

“A hora antes do pôr do sol ou depois do nascer do sol (cerca de 15 minutos) é conhecida como a hora dourada. É quando o céu ganha vida com uma gama de cores e padrões de nuvens. Verifique previsões de nascer e pôr do sol para determinar a hora exata da Hora Dourada. Assim você consegue se dar tempo de sobra para se deslocar e chegar no momento certo, pois a luz muda a cada minuto”

Foto: Wataru Ebiko
Foto: Wataru Ebiko

5. Procure luzes brilhantes da cidade depois de escurecer

“Uma vez que o sol se põe e as luzes da cidade estão acesas, você terá uma visão completamente diferente. Esteja preparado para aumentar seu ISO e usar velocidades de obturador mais longas para obter a exposição perfeita. Um tripé pode ser útil para evitar a trepidação da câmera, mas se você não tiver um tente usar uma superfície sólida (como um banco de parque ou um sinal de rua) para manter a câmera estável”

Foto: Ryan Millier
Foto: Ryan Millier

6. Melhore cores e detalhes com pós-processamento

“Há possibilidades de que a reflexão em sua poça se beneficie com algum realce des cores e detalhes. Use o Photoshop, o Lightroom ou o aplicativo para celular favorito para ajustar os tons e a nitidez da foto. Experimente cortes e filtros para trazer sua foto à vida”

Foto: Steve White
Foto: Steve White
Foto: Patrick Joust
Foto: Patrick Joust
Foto: Edward Barnieh
Foto: Edward Barnieh
Foto: Librelula
Foto: Librelula
Foto: Billie Cawte
Foto: Billie Cawte
Foto: NOBU
Foto: NOBU
Foto: Drew Butler
Foto: Drew Butler
Foto: Chris Hamilton
Foto: Chris Hamilton
Foto: Antonina Bukowska
Foto: Antonina Bukowska
Foto: Mikhail Korolkov
Foto: Mikhail Korolkov

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail