6 dicas para criar fotografias abstratas
Criatividade é muito sobre experimentar, tentar sem medo do erro. E mesmo se houver erro, fazer dele algo útil. A fotografia abstrata ajuda nesse desprendimento, já que aqui às vezes não teremos o foco, ou o enquadramento perfeito, a nitidez, a exposição correta.
A dica aqui é tentar criar fotos que expressem ideias e emoções, usando elementos como cores e linhas, mas sem tentar criar uma imagem realista. Vamos às dicas:
- Mova a câmera
O método mais simples para criar imagens cheias de cor e linhas é a borrar a imagem. Este é um conceito libertador, nos tira da automática busca pela nitidez. Todas as técnicas aqui são caminhos de auto descoberta, mas aqui estão alguns macetes de como borrar a foto:
Em primeiro lugar, diminua a velocidade do obturador para 1/10 ou mais lento. A partir daí as coisas começam a ficar interessantes. Também ajuda se você usar um ISO baixo, como 100 ou inferior.
Em segundo lugar, olhe para as coisas na sombra. A baixa velocidade do obturador precisa de uma falta de luz para funcionar bem, caso contrário suas fotos serão superexpostas.
Em terceiro lugar, tire algumas fotos de amostra movendo a câmera em uma direção, depois em outra. Você vai percebendo como fica a cena em sua frente dependendo a forma que você move a câmera. Em seguida, comece a mover em círculos ou aleatoriamente.
- Mova o Assunto
Há uma mágica em todas as cores aleatórias gritando de um trem ou metro a 65 km/h. A ideia é capturar a essência colorida do objeto. Isso pode ser muito parecido com light painting (pintura de luz), mas sem o assunto emita luz. Além do óbvio, pense em outras coisas que podem ser movidas e capturadas em sua essência colorida.
Cuidado apenas com branco, amarelo e outras cores super brilhantes. Elas vão encher o seu sensor com muitos dados muito rapidamente, o que significa muitas vezes cobrir as outras cores na imagem.
- Retire a Referência
Uma lente de zoom será sua melhor amiga aqui. Tire as referência de espaço (acima e abaixo, lados). De um zoom no assunto, indo profundamente nele, e apenas uma parte fará pouco sentido – exatamente o que queremos na abstração. Um exemplo: o que você vê aqui abaixo?
Você pode supor o que é, ma não onde, quando, como. Quanto mais você dá zoom e escolhe detalhes distantes, mais você pode brincar com a abstração.
4. Fotografe através de coisas
Essa pode ser que você já tenha experimentado na brincadeira: fotografou através do fundo de um copo. Mas muitos outros objetos de vidro ou com alguma transparência podem ser usados. Até mesmo óculos. Comece com objetos do cotidiano e trabalhe com vidro colorido, um bloco de vidro, ou mesmo com géis e líquidos (vaselina, óleo de oliva, etc.) em uma folha clara de vidro ou acrílico.
- Exposição Múltipla
Um método é fazer uma foto, principalmente em foco, então fotografa mais duas em diferentes graus de fora de foco. Isso às vezes termina com um foco suave. Para manter a abstração, o melhor é tirar o assunto fora do contexto.
- Pós-processamento
As pessoas tendem a reclamar do excesso de pós-processamento no trabalho de alguns artistas? Pois bem, agora é a hora de esquecer isso e ter algum divertimento. Você pode suavizar cenas para torná-las ainda mais etéreas.
Ou você pode tentar diferentes versões da mesma imagem, com diferentes interpretações de cores, como mudança de temperatura do balanço de brancos.
Fonte: DPS
Eu rmfotos gostei da dica ai e vou tentar fazer com meu praticar vai ficar legal e obrigado e ñ tinha pensado isso antes valeu , me envia mais dicas de fotografias ;RMiquelino.