Dicas de Fotografia Iluminação Iluminação TTL

5 perguntas que você deve fazer na hora de fotografar com flash

Foto: José Antonio Fernández
Foto: José Antonio Fernández
Livro - Sem Medo do Flash

A luz é a matéria prima da fotografia, por isso na hora de fotografar com a luz artificial devemos ter em mente alguns aspectos que queremos para obter a imagem como imaginamos, algumas perguntas básicas podem nos ajudar com esse pensamento fotográfico.

1. Que quantidade de luz eu preciso?

A sua imagem precisa de mais ou menos luz? Como estamos utilizando o flash podemos controlar a intensidade de luz que queremos. A quantidade de luz que ele irá emitir pode ser modificada dependendo do seu modo de trabalho. Entender a intensidade é evitar uma subexposição ou superexposição.

iphoto-cinco-perguntas-1
Foto: José Antonio Fernández

Se aumentarmos a distância entre o flash e o objeto fotografado vamos precisar de uma intensidade maior. Ou seja quanto maior a distância entre ele e o sujeito, a luz deverá ser mais intensa. O mesmo acontece quando utilizamos baixas sensibilidades em nossas câmeras, ou quando utilizamos diafragmas fechados. Já o disparo do flash é capaz de iluminar corretamente a uma distância maior se abrirmos o diafragma da câmera, aumentarmos a sensibilidade ou aumentando a potência do flash.

2. Como eu quero que seja a luz?

O modo como você irá utilizar a luz em suas fotografias será a linguagem explorada. Por isso na hora de fotografar é bom já ter em mente qual o tipo de luz você quer, dura ou suave? É importante também saber quais são os tipos de luz para poder aplicar na hora de fotografar.

iphoto-cinco-perguntas-2
Foto: José Antonio Fernández

Para obter uma luz suave é preciso aumentar o tamanho da fonte de luz em relação ao sujeito, outra dica é aproximar a fonte de luz do sujeito com o intuito de aumentar seu tamanho relativo. Para a luz dura reduza o tamanho da fonte em relação ao sujeito, ou afaste a fonte de luz do sujeito com o intuito de diminuir seu tamanho relativo.

iphoto-cinco-perguntas-2-2
Foto: José Antonio Fernández

3. Onde quero e não quero iluminar?

O segredo de muitas fotografias é a beleza da luz. Quantas vezes já nos perguntamos: como fizeram essa iluminação? É preciso estar atento a esses detalhes, uma luz muito concentrada irá iluminar uma região muito pequena da cena, mas uma luz muito dispersa pode iluminar por completo a área. A dica é criar luz e sombra nas imagens.

iphoto-cinco-perguntas-3
Foto: José Antonio Fernández

4. De que cor quero essa luz?

A cor que você irá criar na sua luz pode dizer muito sobre a sua imagem, algumas vezes a cor é que vai direcionar a leitura daquela fotografia específica. Para criar cor na luz você pode usar as gelatinas. Mas o balanço de branco da sua câmera também pode ajudar na busca criativa da iluminação.

iphoto-cinco-perguntas-4
Foto: José Antonio Fernández

5. Qual a direção da minha luz?

A direção da luz é o que vai ajudar a dar ênfase a determinadas áreas da imagem e a omitir o que não nos interessa. Texturas e volume também irão ser definidos pela direção da luz que você escolher.

iphoto-cinco-perguntas-5
Foto: José Antonio Fernández

Quer mais dicas de iluminação e flash? Confira o livro Sem medo do Flash, de José Antonio Fernández. Você pode adquiri-lo na loja da iPhoto Store.

Semana da Fotografia 2017
Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail