5 formas de preservar suas fotos antigas

Quem não tem em casa álbuns velhos ou caixas de sapatos cheias de fotos antigas? São resquícios de outra época, quando o que havia era a imagem no papel: fotografias da infância, retratos de antepassados, registros impressos que se configuram na memória familiar. São, portanto, preciosidades – que podem se acabar, caso não tomemos alguns cuidados.

Carolina Santos, do site Observador, referindo-se a um artigo originalmente publicado pelo Reader’s Digest, destaca cinco maneiras de se preservar fotografias antigas (não, a melhor maneira não é deixá-las na caixa de sapatos), das sete sugeridas pelo Readers:

1. Não guarde fotografias na garagem ou no sótão

O ideal é mantê-las num lugar fresco e seco e sem variações de temperatura. A umidade da garagem pode fazer com que as fotos colem umas nas outras e o calor do sótão pode acelerar o processo de degradação do papel e da tinta. Não se esqueça de mantê-las longe de aquecedores ou do ar-condicionado.

2. Proteja-as da luz

Uma exposição exagerada à luz fará com que a tinta das fotografias comece a desaparecer. Já num lugar escuro, as fotografias prosperam — “mas ninguém vai ficar mais bonito do que no momento do clique”, brinca Carolina.

3. Escreva o nome das pessoas a lápis

Para não perder de vista as personagens das fotos, anote sempre o nome delas no verso da fotografia. No entanto, evite fazê-lo com caneta – o ideal é escrever a lápis.

4. Não manuseie as fotos em qualquer lugar nem de qualquer jeito

Parece óbvio que você deve manter as fotografias longe da comida e da bebida, mas pode cair na tentação de olhá-las enquanto bebe uma taça de vinho (numa reunião de família ou com amigos, por exemplo). Melhor não arriscar. Por outro lado, se pretende manuseá-las muitas vezes, invista em luvas 100% algodão. No caso de não ter nenhuma, segure-as pelas extremidades, protegendo-as do óleo que há naturalmente nas mãos.

5. Digitalize-as

Num outro texto, demos alguns motivos para você imprimir suas fotografias. Aqui temos o caminho inverso. Carolina sugere que você faça das mais importantes, caso haja um grande volume de fotos para digitalizar, mas lembra que é preciso guardar os arquivos em mais de um local (o famoso backup), pois “pode correr o risco de perder as originais e as digitalizadas”.

Artigos relacionados