Dicas de Fotografia

5 elementos que ajudam a criar boas fotos

Foto: Kav Dadfar

Uma boa fotografia surge da combinação de diversos fatores. Mas são raras as ocasiões que estes elementos se apresentam por obra do acaso em perfeita harmonia. Na maior parte do tempo, o fotógrafo precisa pesquisar, planejar e se esforçar para capturar a melhor imagem. Confira abaixo 5 elementos que ajudam a criar boas fotos, em dicas do fotógrafo Kav Dadfar.

  1. O Assunto

Sem dúvida, o elemento mais importante da foto é o próprio sujeito (isto é, o que você está fotografando). Uma grande foto por vezes pode funcionar se não é tecnicamente perfeita, mas raramente funciona se o assunto não é interessante o suficiente para capturar a atenção do espectador. Você precisa treinar para ser capaz de ver essas oportunidades únicas, onde um sujeito pode oferecer a base de uma grande foto. É preciso prática, mas com o tempo você vai começar a notar imediatamente estas oportunidades em todos os lugares.

Foto: Kav Dadfar
Foto: Kav Dadfar
  1. A Composição

Um bom assunto apenas funciona se a foto for criada aproveitando ao máximo todos os elementos de composição disponíveis. Espaço em excesso e o assunto pode ficar perdido. Muito de perto e o espectador pode perder os arredores, se forem interessante (e que são fundamentais para o contexto da foto). A chave é realmente pensar sobre a composição e como aproveitar ao máximo a cena. Obviamente, haverá momentos em que você precisa reagir rapidamente, mas quanto mais prática você tiver, mais rápido você tomará as decisões certas para sua foto.

Foto: Kav Dadfar
Foto: Kav Dadfar
  1. Iluminação

Em tudo o que você fotografar, mesmo que seja em ambientes fechados ou ao ar livre, a iluminação será a chave para capturar uma grande foto. Você precisa pensar sobre como quer utilizar a luz natural se ao ar livre, ou a luz artificial se dentro de casa. Por exemplo, se você estiver usando luz natural, em diferentes momentos do dia a luz vai ser completamente diferente e dar as suas fotos um olhar e sentimento diferente também. Mas você também precisa considerar a direção da luz, porque, mais uma vez, isto terá um enorme impacto em como ficará sua foto. Se você estiver trabalhando dentro de casa ou em um estúdio, o lugar pode exigir que você configure a iluminação ou manipule a luz disponível usando coisas como refletores ou um flash.

Foto: Kav Dadfar
Foto: Kav Dadfar
  1. Elementos técnicos

Não é legal ter um grande tema bem composto e bem iluminado, mas capturar a foto borrada ou fora de foco (a não sei que a intenção SEJA essa). Assim, para capturar grandes fotos você também precisa dominar os elementos técnicos da fotografia, tais como a focagem, a profundidade de campo, velocidade do obturador, e assim por diante. Esta parte se resume a aprendizagem e prática suficientes para que isto se torne uma segunda natureza para você. É como dirigir um carro: você não pensa em qual marcha trocar, você simplesmente faz. Além de garantir que suas fotos estão tecnicamente corretas, conhecimento técnico também permite que você tenha mais controle criativo sobre o resultado final. Por exemplo, ao usar uma velocidade mais lenta para capturar o movimento, conseguindo um olhar diferente da cena, ou ao congelar a ação usando uma velocidade rápida do obturador. Dominar os elementos técnicos da fotografia é uma obrigação se você quer capturar grandes fotos.

Foto: Kav Dadfar
Foto: Kav Dadfar
  1. Originalidade

Com a fotografia cada vez mais na moda, estamos todos cada vez mais acostumados a ver coisas que se repetem, fotos de lugares, animais, viagens, pessoas, etc. Você precisa mostrar algo único e diferente do que já se vê por aí. Isso inclui todos os elementos, desde a iluminação ou composição, para que você possa realmente mostrar uma perspectiva diferente de algo que as pessoas já tenham visto antes.

Foto: Kav Dadfar
Foto: Kav Dadfar

A chave é não ter medo de correr riscos com a foto. Então, da próxima vez que você estiver fazendo uma foto, pare e pense sobre como você pode fazê-la parecer diferente do que já existe.

Grandes fotos não são fáceis de encontrar, mas quanto mais você praticar e treinar os diferentes aspectos acima, melhor e mais rápido você conseguirá ver e aplicar os diferentes elementos necessários.

Foto: Kav Dadfar
Foto: Kav Dadfar

Fonte: DPS


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!