Dicas de Fotografia Fotografia de natureza

5 dicas para fotografia macro de insetos

Foto: Micael Widell
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

A macrofotografia, especificamente a de insetos, possui uma série de especificidades em relação às técnicas e ferramentas necessárias e exige uma mão firme e muita paciência. Com melhores câmeras e opções de lentes mais acessíveis, agora é ainda mais fácil testar esse tipo de fotografia. Em seu mais recente vídeo, Micael Widell apresenta 5 dicas para conseguir melhores resultados fotografando insetos. Assista:

As dicas de Widell abrangem coisas como quando procurar por insetos, sua abordagem geral para tirar fotos e obter resultados mais precisos.

  1. Fotografe de manhã cedo – Nas primeiras horas no dia, os insetos começam a se movimentar mas ainda estão lentos, então fica mais fácil de registrá-los.
  2. Vá devagar – Widell destaca a importância de se acalmar mentalmente para procurar e perceber os movimentos dos insetos.
  3. Mova a planta – Para conseguir focar no inseto com precisão, pode ser mais fácil manter a câmera fixa e mover apenas o galho ou ramo da planta onde ele estiver. Principalmente se estiver ventando muito.
  4. Não perca tempo com insetos que fogem – Alguns insetos podem fugir logo que você se aproximar. Isso é normal. Não perca tempo com eles e vá através de outros “modelos” que estejam mais complacentes.
  5. Use uma velocidade baixa – Como a fotografia macro é feita usando flash, um tempo de exposição maior vai proporcionar mais brilho e cor para o fundo da imagem.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Widell, acesse seu 500px ou Instagram. Veja também a nossa lista com 10 fotógrafos de macro para seguir no Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!