Dicas de Fotografia

5 dicas para dominar a iluminação de retrato

Foto: Stefan Stefancik/Pexels
Fotografia de gestantes em estúdio

Aprender diferentes técnicas de iluminação de retrato pode parecer complicado quando você está apenas começando. Por isso, o fotógrafo Ed Verosky compartilhou alguns bons conselhos para ajudá-lo. Em seu vídeo, ele apresenta cinco de suas melhores dicas de iluminação de retrato. Elas irão ajudá-lo a dominar as técnicas gradualmente para que você se torne muito melhor na criação de retratos.

1. Comece com apenas uma luz

Você já deve ter visto muitas configurações de luz múltipla para retratos, mas que podem parecer um pouco complicadas se você está apenas começando. Mas você não precisa aprender e fazer tudo de uma só vez. Em vez disso, comece com apenas uma luz. A partir daí, você pode construir sua configuração gradualmente e adicionar a luz de preenchimento e a luz de fundo enquanto aprende. Afinal, às vezes, grandes resultados são alcançados com apenas uma fonte de luz .

2. Tire o flash da sua câmera

O flash na câmera tem sua utilidade, e é melhor usá-lo com alguns modificadores de luz. Porém, para obter os melhores resultados para retratos, você deve tirar esse flash da câmera e colocá-lo em uma posição mais adequada, utilizando um sincronizador remoto. Ed dá um exemplo da posição “45-45”, onde o flash é colocado cerca de 45 graus em um lado do assunto e cerca de 45 graus acima da cabeça.

3. Use luz contínua quando puder

Às vezes, mesmo que você queira aprender as regras da fotografia com flash – você não precisa usar o flash. Em vez disso, use fontes de luz contínuas como luz natural ou luz ambiente. Elas vão proporcionar retratos mais naturais, de aparência real. Além disso, é muito mais fácil ver os efeitos da luz em tempo real, em vez de disparar o flash e visualizar o resultado apenas na câmera. Tudo depende do resultado que você está tentando obter.

4. Use as configurações manuais da câmera e do flash

Para assumir o controle total sobre suas fotos, você deve aprender a usar configurações totalmente manuais (caso ainda não saiba). Quanto ao flash, o modo TTL pode ser a melhor opção em alguns casos. Isso se aplica à fotografia de eventos, por exemplo. Porém, quando você está em um estúdio e alguém está posando diante da câmera, você pode ter mais controle sobre a luz se mudar para o manual e definir tudo sozinho.

Foto: Pexels

 5. Mantenha a luz acima da cabeça do sujeito

A luz que vem de baixo não é lisonjeira. Então, a menos que você queira criar um efeito assustador, evite esse ângulo. Tente manter a iluminação em algum ponto acima do rosto dos sujeitos. Mas cuidado para não levantar demais ou poderá criar algumas sombras no rosto, como as do sol do meio-dia .

Há muitas outras dicas sobre iluminação de retrato, mas estas o ajudarão a começar e, gradualmente, aprender a dominar as demais técnicas.

Fonte: DIYPhotography

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é colaborador do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail