Dicas de Fotografia Fotografia de casamento

5 dicas de fotografia de casamento para quem está começando na carreira

Foto: Nghia Trinh/Pexels
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Em artigo para o site PetaPixel, o fotógrafo sul-africano Sheldon Evans compartilha um pouco da sua experiência e apresenta 5 dicas para quem está ingressando na fotografia de casamento profissional.

“Enquanto trabalhava em tempo integral como fotógrafo de casamentos, eu fotografava de 30 a 40 casamentos por ano. Eu gastava meus fins de semana fotografando e durante a semana eu estava editando, respondendo a e-mails, escrevendo postagens de blog e assistindo a vídeos de gatos…”

1. Não tenha pressa

Sheldon conta que tem visto muitos conselhos ruins ultimamente no Youtube de fotógrafos sugerindo que, se você não fotografou um casamento antes, você deve fazer isso. “Por que não certo? Você aprenderá a fazer fotografias de produtos, fotografar pessoas, casais e eventos em um dia e ganhar muito dinheiro enquanto estiver fazendo isso”.

“Eu acho que isso é um péssimo conselho. Em primeiro lugar, você está usando um dos dias mais importantes da vida de alguém para ganhar alguma experiência em fotografia. Se você estragar, pode arruinar as memórias do dia deles e eles não terão imagens para lembrar.”

“Em segundo lugar, na fotografia, seu nome é tudo. É sua marca pessoal, então se você fizer uma bagunça no casamento de alguém, você vai arrastar o seu próprio nome através da sujeira e não há nenhuma maneira real de se recuperar disso.”

Em vez disso, Sheldon sugere entrar em contato com fotógrafos que você admira e perguntar se você poderia ajudá-los em qualquer um de seus casamentos. “É mais do que provável que tenham prazer em recebê-lo, a menos que já tenham outra pessoa. Eles estão recebendo um backup e você está ganhando experiência. É uma vitória.”

Foto: Pixabay/Pexels

2. Faça backup

A fotografia de casamentos e a fotografia em geral podem ficar muito caras muito rapidamente, por isso, se você tiver GAS (Síndrome de Aquisição de Engrenagens), certifique-se de verificar isso primeiro.

Sheldon explica que você precisará de backups de tudo, câmeras, lentes, cartões, baterias e flashes. “Qualquer coisa pode acontecer no dia e você não quer ser o cara ou a garota que está sendo paga para estar no casamento com uma câmera… sem uma câmera”.

Uma maneira de combater isso é alugar equipamentos que você não pode pagar ainda. “Há algumas vantagens em alugar do que comprar e é por isso que eu sempre recomendo isso para novos fotógrafos. Você experimenta os equipamentos que sempre desejou sem quebrar o banco e, na maior parte do tempo, perceberá que investir US$ 2 mil em uma nova lente não vai realmente melhorar muito seu trabalho e, de repente, você economizou milhares de dólares.”

3. Listas de fotos

Os casamentos podem ser impressionantes com tudo o que está acontecendo e, no calor do momento, você pode facilmente esquecer que fotos precisa tirar. Se você perder uma foto em um casamento, não há remarcação ou re-filmagem. Fazer uma lista das fotos necessárias não vai tomar muito do seu tempo e você vai poupar muita dor de cabeça se em algum momento esquece-las.

“Como uma mini-dica de bônus, eu também sugiro pedir ao casal uma lista de grupo/família. Isso economizará muito tempo no dia, porque você não precisará se preocupar em decidir quais membros da família precisam estar juntos nas fotos. Isso pode durar para sempre e você pode perder tempo valioso se estiver planejando fotografar o casal logo em seguida.”

Foto: Oleksandr Pidvalnyi/Pexels

4. Pesquise o local

Muitas vezes, em um dia de casamento, dependendo de quão estritamente o casal adere ao cronograma, as coisas podem ficar completamente confusas e as decisões são tomadas no local. “Talvez eles decidam aumentar as fotos de grupo em duas horas e você não teve tempo de procurar o melhor local para capturá-las. Você estará preso a escolher um local que esteja à vista e tem que se contentar com algo que seja menos que perfeito.”

Sheldon sugere chegar cedo e caminhar pelo local do casamento procurando os melhores locais e visualizando onde fotografar o vestido, os anéis, o casal, as fotos do grupo, etc. “Você pode até pagar uma visita ao local alguns dias ou mesmo semanas antes do casamento real para descobrir os melhores pontos. Dessa forma, não há pressa ou pressão e você pode até mesmo ter algum tempo livre no dia do casamento para comer o sanduíche de manteiga de amendoim que você embalou.”

5. Conheça suas ferramentas

Você pode pensar que conhece sua câmera muito bem, mas quando as coisas começam a se movimentar no dia de casamento e você precisa fotometrar rapidamente para uma variedade de situações de iluminação diferentes, pode perceber que não a conhece tão bem quanto pensou.

Você precisa ser capaz de olhar para uma cena e, mesmo sem pensar muito, saber exatamente quais configurações da câmera precisam ser ajustadas para fotometrar corretamente e, em seguida, como alterar essas configurações em segundos quando passar para a próxima cena.

“Imagine-se fotografando o casal dentro de uma capela mal iluminada. Agora, quando a cerimônia termina e eles estão andando de dentro da capela mal iluminada para um dia claro e ensolarado lá fora. Você precisa saber como expor essas duas situações de iluminação drasticamente diferentes, enquanto caminha de costas, sem levantar os olhos da câmera, para não perder nada e sem pisar no cachorro da prima em segundo plano, chamado Bella, que ele traz para todas as atividades da família.”

Foto: Pixabay/Pexels

Para conhecer mais sobre o trabalho de Sheldon, visite seu siteYouTubeFacebook, ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!