5 arquivos comuns em fotografia e quando você deve usar cada um

Essa é uma dúvida constante e um assunto interminável no mundo da fotografia: qual arquivo devo usar? Tudo depende. Depende como será usado, se será impresso ou não, se será compartilhado na intert, etc. As variantes são muitas. Confira abaixo os tipos de arquivos fotográficos mais populares e suas particularidades.

Foto: freeimages
Foto: freeimages

JPEG

O bem conhecido formato JPEG é o padrão de compatibilidade. Não importa como você deseja compartilhar suas fotografias; quer seja em uma rede social ou levá-las numa loja de impressão: o JPEG é será provavelmente suportado. JPEG é ótimo para compartilhar fotos, porque você sabe que não haverá qualquer dificuldade para ler o formato onde quer que se abra o arquivo.

Mas, é claro, existem desvantagens em salvar como JPEG. Para começar, o formato de arquivo não suporta a transparência dentro das imagens. A qualidade de compressão discutível também significa que você pode acabar não obtendo os padrões desejados quando apertar o botão para salvar. Alguns usuários sugerem que salvar um JPEG com a máxima qualidade irá produzir resultados aceitáveis, mas outros ainda não estão convencidos disso.

Melhor para: compartilhamento de imagens online com amigos ou família.

Foto: freeimages

PSD

O formato Photoshop, que também conhecido por sua extensão de arquivo ‘PSD’, é o formato padrão para salvar seu trabalho com tudo que há nele. Ele oferece compatibilidade através de uma série de produtos da Adobe, incluindo Illustrator, InDesign Premiere e After Effects. É um dos únicos formatos que podem salvar um arquivo com todos os recursos do Photoshop contabilizados, como camadas e efeitos.

Apesar de ser uma excelente maneira de preservar todos os ajustes que você já fez no Photoshop, o arquivo PSD não é recomendado para compartilhar imagens com o cliente (isso parece óbvio, mas ainda há pessoas cometem este erro). O problema é que o cliente precisará de um programa Adobe para abrir este arquivo. E muitos clientes (talvez a maioria) não possui este tipo de software. O PSD é útil em salvar o seu trabalho para que você possa facilmente retornar ao arquivo. Na maioria dos casos, o PSD deve-se limitar a sua rotina particular de trabalho.

Melhor para: salvar arquivos em seu espaço de trabalho para que você possa retornar e editar mais tarde.

Foto: freeimages
Foto: freeimages

PNG

O formato PNG é um tipo de arquivo sem perdas, o que significa que pode preservar suas imagens sem nenhuma perda na qualidade. O formato em si foi baseado no tipo de arquivo GIF, mas permite maiores taxa de bits e pode preservar a transparência do fundo, minimizando as bordas recortadas. PNG é um excelente formato para exibir imagens na web que exigem elementos transparentes.

As desvantagens para o formato PNG tipicamente incluem o grande tamanho do arquivo; isto significa que, enquanto o PNG é excelente para a web, ele deve ser usado com moderação e somente quando necessário para fins de transparência. O uso excessivo de imagens PNG em um servidor web pode resultar em uma experiência mais lenta de carregamento de site para usuários finais e aumento dos custos para o proprietário do site.

Melhor para: Preservar transparência para imagens na web.

Foto: freeimages
Foto: freeimages

TIFF

O Tagged-Image File Format (TIFF) é um formato extremamente flexível, que é um dos melhores para salvar suas imagens em seu Mac ou PC. TIFF é compatível com quase todos os softwares de edição de imagem e aplicativos disponíveis atualmente. Além disso, TIFF suporta um grande número de padrões de cores, incluindo CMYK, RGB, Indexed Colors e tons de cinza.

Semelhante ao PNG, TIFF também é capaz de preservar a transparência – com o bônus de incluir canais alfa, que ditam o grau específico de transparência. Os arquivos TIFF também podem salvar camadas do Photoshop para que elas seja editadas ou reorganizadas em um momento posterior. Se você estiver salvando uma imagem HDR com alta gama dinâmica, o TIFF pode salvar imagens em uma taxa de até 32 bits por canal.

Os arquivos TIFF podem carregar um monte de informações, mas também podem se tornar muito grandes devido a este fato. Além disso, enquanto o TIFF é compatível com vários programas de edição de imagem, nem toda rede social ou dispositivo será capaz de exibir corretamente os arquivos. TIFF é o melhor para arquivar imagens no seu PC, preservando a qualidade; ou para a impressão de alta qualidade.

Melhor para: fins de arquivamento e retenção de máxima qualidade.

via GIPHY

GIF

O Graphics Interchange Format (GIF) foi incluído nesta lista simplesmente para que possamos lhe dize: evite! Imagens GIF são arquivos compactados ao extremo, projetados para aumentar a velocidade de transferência através da internet. O PNG foi desenvolvido como uma alternativa para o GIF, mantendo a qualidade muito além do que o GIF é capaz de armazenar.

A única vez que uma imagem GIF deve ser usada é quando apresenta animação, pois a imagem estática em si terá baixíssima qualidade. O GIF apresenta uma gama de cores limitada e não é adequado para reprodução de imagens de alta qualidade no mundo de hoje. Um GIF animado de um gato engraçadinho, no entanto, é aceitável.

Melhor para: baixa resolução animada de imagens para a web.

Foto: freeimages
Foto: freeimages

FONTE: PETAPIXEL

banner_fineart

Artigos relacionados