Dicas de Fotografia Iluminação

4 maneiras de usar a luz do sol para fazer ensaios em externa

Foto: Jay P. Morgan
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Mesmo que o sol forte do meio-dia esteja longe de ser uma situação de iluminação ideal, às vezes você não terá outra escolha. Neste vídeo do canal The Slanted Lens, o fotógrafo Jay P. Morgan mostra 4 maneiras de aproveitar ao máximo a luz solar direta e transformá-la em uma vantagem. Ele demonstra 3 configurações que usam apenas a luz do sol e na quarta adiciona um flash à equação. Assista abaixo:

Quando você está sob a luz do sol, uma das soluções é encontrar sombra. Mas isso significa mudar de local. E se você gosta do local em que está, aqui estão as maneiras de aproveitar a luz solar direta:

1. Use a luz solar como luz principal

Isso lhe dará uma luz dura e dramática. Você pode diminuir o contraste usando um rebatedor para preencher as sombras no rosto.

A vantagem dessa abordagem é que você não precisa carregar muito equipamento de iluminação. Você pode simplesmente trabalhar com o que você tem. A desvantagem é que a luz solar direta é realmente severa para a pele. Todas as falhas estão visíveis e você terá que “retocar como um louco”, como diz Jay. Além disso, o sol nem sempre está no mesmo lugar, então você não pode usá-lo sempre como a luz principal que gostaria de ter.

2. Use a luz solar como luz de fundo

Essa é a maneira preferida de Jay e ele destaca que você pode retirá-la facilmente quando o sol está alto no céu. Mas quando chega muito baixo, você pode usar como um flare. Mais uma vez, você pode usar um rebatedor para obter mais luz no rosto do modelo.

Uma desvantagem dessa abordagem é que você não pode escolher o fundo porque está posicionando o modelo em relação ao sol.

3. Use um difusor

Você pode tirar a luz dura usando um difusor acima do modelo. Assim você terá uma luz suave no rosto. O ponto negativo é que o difusor pode criar uma sombra no chão, por isso é difícil tirar fotos de corpo inteiro. Você tem que descobrir como esconder essa linha, para que ela não fique evidente nas fotos.

4. Use um flash e um difusor

Finalmente, você pode adicionar um flash e obter controle completo sobre a situação de iluminação. Você pode usá-lo para iluminar o rosto do modelo e controlar o brilho do modelo e do plano de fundo. Esse controle é a grande vantagem dessa configuração.

A desvantagem mais óbvia é que você tem que ter um flash, e você também deve ser capaz de usar a sincronização de alta velocidade.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!