Dicas de Fotografia

4 dicas para expandir sua criatividade na fotografia, por Junior Luz

Foto: Junior Luz
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

O fotógrafo Junior Luz é um dos mais inventivos atualmente no Brasil. A grande marca de sua fotografia é a irreverência, a experimentação com elementos inusitados, fora do comum. Enfim, a criatividade pura. Mas afinal, como expandir a nossa criatividade de forma que a gente consiga também sair do lugar comum? O fotógrafo deu várias dicas na Live que participou com o CEO da iPhoto, Altair Hoppe, e você confere essas dicas em seguida:

Foto: Junior Luz

1. Decida pela criatividade

“Desde o início da minha carreira isso foi uma decisão minha, em fazer algo diferente, não fazer igual, copiar, fazer apenas uma cópia. Então eu sempre quis fazer algo diferente e sempre fiz, desde o início. (…) O popular tende a ser ignorado, então eu que sou um artista e quero vender, e vendo, meu trabalho como arte, optei por essa veia mais artística para que eu possa sobreviver não apenas de ficar fazendo ensaios, mas o meu objetivo mesmo é vender minhas obras de arte em galerias, museus pelo mundo todo”

Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz

2. Invista no processo criativo e liberte a imaginação

“O processo criativo funciona em cada minuto do dia. Desde quando eu acordo até ir dormir eu venho trabalhando esse processo. Esse processo tem diversos fatores durante o meu dia. O que durante o meu dia me inspira? O que me motiva para fotografar? Eu acho que o mais importante do meu processo é a liberdade de imaginar que eu tenho, que poder idealizar, pensar em fotografias, construir essas fotografias, depois ver o resultado final”

Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz

3. Modifique seu olhar sobre as coisas usando a curiosidade

Criar não é nada mais do que associar ideias. Hoje eu condicionei meu cérebro a enxergar o mundo de uma maneira diferente e buscar enxergar elementos que possam somar na minha fotografia. Eu tiro um dia só para observar a luz, outro dia só para observar texturas, sombras, reflexos e assim eu vou condicionando meu cérebro a sempre buscar elementos que possam somar na minha fotografia”

Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz

4. Dedique mais tempo à fotografia

“Quanto tempo do seu dia você tira pra pensar em fotografia? Porque se você tira 1 hora do seu dia, tem pessoas que estão tirando 2 horas, 3 horas, 20 horas, 24 horas que é meu caso. Então se você realmente quer uma evolução, que essa evolução venha com mais rapidez, com mais fluidez, você tem que dedicar mais tempo da sua vida pra pensar fotografia. Eu digo que estudar fotografia você estuda pensando; pensando e analisando novas possibilidades. Todo dia eu venho no meu quintal, sento na minha rede e fico olhando tudo o que tem ao meu redor e tudo que eu posso agregar à minha fotografia”

Junior Luz compartilhará suas técnicas, histórias e segredos na palestra “Luz, câmera e criação” para a Semana da Fotografia 2018. Para saber mais clique aqui.

Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz
Foto: Junior Luz

Veja a Live completa com todas as dicas e mais aqui:

Junior Luz faz esquenta para a Semana da Fotografia 2018

Live com fotógrafo Junior Luz e Altair Hoppe

Publicado por IPhoto em Terça-feira, 16 de janeiro de 2018


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!