Dicas de Fotografia Iluminação

3 looks diferentes para retratos com apenas uma sombrinha

Look 3
Look 3
Livro - Fotografia de Bebês

Equipamentos fotográficos no Brasil não são algo barato. Mas às vezes com apenas um tipo de acessório para iluminação pode-se fazer coisas muito legais. Falamos aqui sobre usar um rebatedor com um furo no meio para retratos. Hoje trazemos a dica do fotógrafo Daniel Norton sobre como capturar 3 looks diferentes para retratos com apenas uma sombrinha.  

Sombrinha com metade coberta por um pano preto
Sombrinha com metade coberta por um pano preto

Como explica Norton, as sombrinhas são uma boa ferramenta de iluminação para iniciantes: “elas são muito versáteis e muito baratas, e você pode obter uma série de looks diferentes com elas”. Ele utiliza apenas um sombrinha difusora e pano preto em algumas situações. O fotógrafo mostra no vídeo abaixo três diferentes configurações para retrato (e um bônus), que você pode testar na próxima vez que estiver em estúdio.

Look 1: Iluminação uniforme de corpo inteiro contra uma parede branca

O primeiro é também o mais simples: uma fotografia de corpo inteiro com iluminação uniforme em toda a modelo.

Look 1
Look 1

Look 2: Iluminação de beleza

Para o segundo look, Norton cria uma fotografia mais tradicional, numa iluminação suave contra um fundo preto.

Look 2
Look 2

Look 3: Retrato mais contrastado

No terceiro look, Norton cobre apenas a metade inferior do guarda-chuva com um pano preto (como na foto no início da matéria).

Look 3
Look 3

Look Bônus: Criação de um fundo acinzentado em um estúdio branco

Look Bônus
Look Bônus

O look final é um “bônus”, destina-se a contestar a noção de que as sombrinhas são difíceis de utilizar e que são inúteis para controlar a escuridão do fundo de seu retrato. Norton cria esta dica “trapaceando” um pouco, como mostrado no vídeo.

Há muitos mais tipos de iluminação que você pode criar usando uma sombrinha, mas estas 4 são um bom lugar para começar. E, é claro, assim que você começar a entrar no mundo dos softboxes, beauty dish e octaboxes (e os muitos outros modificadores de luz lá que existem), todo um mundo de possibilidades adicionais se abre.

Fonte: PetaPixel

Livro - Iluminação
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail