Dicas de Fotografia Fotografia de rua

3 dicas para perder o medo de fotografar estranhos na rua

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

A fotografia de rua sempre foi um gênero intimidante. É preciso coragem e a abordagem correta para ser bem sucedido. Recentemente, o fotógrafo Pierre Lambert publicou em seu canal no Youtube um vídeo em que ele dá algumas dicas úteis para ajudar a aumentar sua confiança para fotografar pessoas nas ruas.

1. Peça permissão

O primeiro assunto que o vídeo aborda é sobre pedir ou não permissão para fotografar as pessoas. Essa é  uma questão que sempre dividiu opiniões de fotógrafos de rua. Porém, Lambert deixa claro que ele gosta de pedir porque ele respeita a privacidade de cada um.

Lambert também acrescenta que isso ajuda a aprender a dizer “Posso tirar sua foto?” no idioma local (ele estava na Indonésia quando filmou o vídeo). Isso não apenas ajuda a se comunicar com pessoas que não entendem inglês, mas também rompe barreiras culturais.

2. Interaja com as pessoas

A segunda dica de Lambert é interagir com as pessoas. Tratá-las como se fossem suas amigos faz com que elas se acostumem com a sua presença. Quando estiverem mais à vontade perto de você, será mais fácil pedir que posem.

No vídeo, Lambert também sugere que é preciso estar preparado para tirar fotos mesmo quando o sujeito já tiver terminado de posar. Ele acrescenta que normalmente é possível fotografar emoções cruas quando as pessoas pensam que não estão mais sendo fotografadas.

3. Tome seu tempo

Lambert compartilha que para obter uma boa cena você precisa entender seu ambiente. Ele para diante de uma fogueira na beira da estrada e espera que alguém passe com búfalos, mas nada acontece. Porém, Lambert insiste que o que ele fez é um excelente exemplo de tomar o seu tempo e tirar a foto.

Muitos fotógrafos de rua frequentemente procuram locais interessantes e esperam que as pessoas passem ou que um evento atraente ocorra. Como você gravará cenas que não estão encenadas, você pode ou não obter a foto que deseja. Porém, se tiver paciência, você terá sorte mais cedo ou mais tarde e acabará com uma foto interessante.

Dica bônus: Priorize a segurança

A última dica de Lambert é sobre manter seu equipamento seguro. Se você não está confiante em tirar sua câmera cara, Lambert sugere usar uma câmera compacta ou smartphone. Ele compartilha que ele gosta de remendar sua lente e câmera para torná-las menos desejáveis ​​sempre que ele sai em público.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

3 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!