Dicas de Fotografia

3 dicas para fotografar ao nascer e pôr do sol

Fotografia de gestantes em estúdio

Na natureza, a luz não é igual em qualquer momento. Aliás, existem 15 minutos específicos que dão uma aura mágica às fotos. Porém, são só mesmo 15 minutinhos, é preciso aproveitar muito bem – e rápido. Até porque você vai precisar acordar um pouco cedo para captar a “Golden Hour”, chamada por aqui de Hora Dourada ou Hora Mágica. Ou vai ter que ficar ligado no pôr do sol.

Foto: Bernardo Moreira
Foto: Bernardo Moreira

Trata-se de cerca de 15 minutos antes e depois do nascer e pôr do sol. Nesses momentos, há uma coloração mais amarela no dia e sombras suaves, que criar vários tipos de emoções na fotografia. O fotógrafo Bernardo Moreira deu algumas dicas no blog da Canon de como melhor aproveitar este rápido momento. Confira abaixo as dicas – e depois mãos à obra!

  1. Retratos na Hora Mágica

“Como meu trabalho é visado em retratos, coloco quase sempre o modelo na direção da luz para que eu não perca informações dele, direciono o modelo, coloco uma velocidade rápida para maior contraste e aumento a temperatura da câmera para pelo menos 6.000 Kelvin, ou coloco meu balanço de branco (WB) em Nublado ou Sombra”

Fotos: Bernardo Moreira
Fotos: Bernardo Moreira
  1. Fotografando contra o sol

“Neste caso, eu coloco uma velocidade mais baixa para pegar a informação do corpo do modelo, o que acaba estourando o fundo da foto, mas que, como fotografo em RAW, no tratamento da imagem consigo recuperá-lo. Outra forma de fotografar contra o sol é utilizar um rebatedor para direcionar a luz na direção da modelo e não criar sombras, assim você não precisa estourar o fundo”

Foto: Bernardo Moreira
Foto: Bernardo Moreira
  1. Saiba a localização do sol e horários antes de tudo

“Lembre-se sempre de antes de sair de casa para fotografar: é bom que saiba em qual direção o sol nasce ou se põe, o horário e a previsão do tempo para o dia, para que você não seja pego de surpresa! Se você não conhece estas informações, existem alguns aplicativos para isso: Sun Seeker (para IOS), The Photographer’s Ephemeris  (para IOS e Android), LightTrac (para IOS), entre outros”

Foto: Bernardo Moreira
Foto: Bernardo Moreira

banner-iphotofair


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail