Dicas de Fotografia Fotografia de casamento

3 dicas de como construir um negócio familiar de sucesso na fotografia de casamento

Foto: Dumbrava

Em um mercado tão competitivo como o da fotografia social, não basta fazer apenas boas fotos. O fotógrafo romeno Daniel Dumbrava, palestrante do congresso PhotoWeek, explica como ele e sua esposa, Ana, construíram um negócio familiar de sucesso a partir do zero, guiados apenas pela paixão e coragem!

O casal Daniel e Ana Dumbrava vive em uma pequena cidade próxima a Bucareste, capital da Romênia. Ele conta que não possuem estudos especializados em fotografia, mas sim “comprometimento, perseverança e trabalho duro” para criar belas imagens em sintonia com as pessoas. Como resultado, foram premiados por três das associações de casamentos mais importantes do mundo: Fearless, MyWed e WPS Excellence.

“Apenas sinta a fotografia, sinta as pessoas, esteja lá e faça o que puder com o que você tem!”

Foto: Dumbrava

Fotógrafos há 10 anos, antes de se dedicarem exclusivamente à fotografia de casamentos, trabalharam em outras áreas. “Quando decidimos nos dedicar totalmente a essa paixão, nos demitimos de nossos empregos e trabalhamos apenas para nós. Desde então vivemos nossas vidas como uma maratona com dois filhos, casa, negócios, estradas, clientes, casa, escola, conferências e outras coisas inevitáveis”.

  1. Empatia – “Parece simples o que fazemos. Na verdade, é mais complicado do que muitos outros empregos estáveis. Em nossos negócios, além de bons fotógrafos, devemos ser empáticos, calmos e relaxados para que a noiva e o noivo sejam felizes em todos os dias de casamento e deixem todas as preocupações em casa.”
  2. Perseverança – “Essas não são coisas que você ainda não conhece. Mas o que muitos de nós não sabemos é como lidar com tudo, como não desistir quando está ficando cada vez mais difícil, como obter o apoio da pessoa ao seu lado… como encontrar o equilíbrio perfeito entre família e negócios e para poder viver esta curta existência!”
  3. Planejamento – O casal destaca a importância de se planejar para se educar e trabalhar de forma contínua: “Nós não somos pessoas complicadas, somos muito simples em todos os nossos pensamentos. Nossa experiência de viver e trabalhar com clientes nos ensinou que a melhor maneira de alcançar os resultados desejados é fazer um plano simples, educar para trabalhar constantemente, com paixão e não apenas pelo resultado, pela sua realização espiritual também!”
Foto: Dumbrava
Foto: Dumbrava
Foto: Dumbrava
Foto: Dumbrava
Foto: Dumbrava
Foto: Dumbrava

Daniel Dumbrava será palestrante do PhotoWeek, congresso internacional de fotografia de casamento, que será realizado pela iPhoto Editora de 27 a 29 de agosto, em São Paulo/SP. Para conhecer mais sobre o trabalho de Daniel, acesse seu site ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!