Câmeras, lentes e iluminação Dicas de Fotografia

11 coisas chatas sobre câmeras e fotografia

Profissionais ou amadores, somos todos apaixonados por fotografia. Essa forma de linguagem tão versátil e onipresente nos dias de hoje proporciona saídas criativas para diferentes situações. Porém, nem tudo são flores. Sempre há um lado que pode ser bastante chato. Pensando nessa parte, o fotógrafo James Maher publicou no site Digital Photography School uma lista de tudo o que ele não suporta na fotografia.

1. Botões

“Você já viu uma câmera Nikon hoje? A maioria das pessoas nunca precisará da metade desses botões em sua vida. Não podem inventar uma câmera que só precisa de alguns botões? Onde está a Apple quando você precisa dela? Mas, sério, gostaria que mais empresas de câmeras gastassem mais tempo pensando em ergonomia, design e tornando o uso diário mais agradável em vez de tentar embalar cada câmera com novos recursos desnecessários apenas para atrair pessoas para uma atualização”

Foto: Pexels

2. Sujeira na lente e no sensor

“A última vez que troquei as lentes, estava literalmente em uma câmara de vácuo e ainda assim um pouco de poeira ficou presa no meio do sensor. E há alguém que possa limpá-lo facilmente perto de mim? Não, porque a Nikon deixou de fazer peças de reparo disponíveis para fechar as empresas de reparação de terceiros. Então eu não só tenho que enviar minha câmera Canon para a fábrica para pequenos reparos porque minhas lojas locais não podiam ficar no negócio sem a Nikon, mas não consigo encontrar alguém local para limpar rapidamente meu sensor. Sim, eu sei que posso fazê-lo sozinho, mas preferiria ter alguém treinado para que eu não estragasse nada”

Foto: PxHere

3. Filtros

“Lembra-se daquele momento em que você pensou que precisava de todos esses filtros caros para ser um bom fotógrafo? Enquanto você precisava de alguns filtros, todos ficavam pelos cantos em algum momento e agora você tem uma gaveta de cemitério de filtro”

Foto: Pexels

4. Megapixels

“Não precisamos de mais megapixels, Sony! Nossos computadores e HDs externos mal podem continuar. Em vez disso, nos dê melhor ergonomia, melhor ISO, foco mais rápido e melhor alcance dinâmico. O que me leva ao próximo ponto…”

5. Câmeras pequenas com grandes lentes

“Qual é o objetivo de uma pequena câmera mirrorless com uma lente enorme de nove quilos? É impossível fazer essa lente de 24-70mm que todos usam apenas um pouco menor? Pegue o dinheiro do departamento megapixel e coloque-o no departamento de lentes pequenas”

Foto: PxHere

6. Tripés

“Por que todos os tripés de US$ 300 são projetados para falhar após um ano de uso? Não consigo imaginar quanto dinheiro o Gerenciador de Obsolescência Planejada da Porcaria Tripés Ltda. fatura. Todos aprendemos isso da maneira mais difícil. Nós sofremos até ficarmos fartos e gastarmos muito dinheiro em um Gitzo que dura o resto de nossas vidas e nos faz realmente felizes”

Foto: Pexels

7. Pessoas caminhando na direção da sua foto

“Você está fingindo que não me vê. Estive aqui por uma hora. Eu sou um homem pacífico, mas eu vou estrangulá-lo com o meu cabo de disparo remoto e quebrar este tripé no seu crânio (eu estou apenas brincando!). Ah, espere, é um Gitzo. Este Gitzo vai quebrar o seu crânio e depois continuar a funcionar perfeitamente”

8. Dor de pescoço

“Por favor, não leve seu tripé sobre o pescoço. Use uma mochila às vezes em vez de uma bolsa de ombro. Escolha uma lente antes de sair pela porta em vez de cinco. Alongue. Seu corpo agradecerá em 20 anos, quando você não estiver caminhando como o corcunda de Notre Dame”

9. Tirando uma foto de iPhone de uma pessoa suada em uma festa com iluminação sobre a cabeça e ela achando que vai ficar incrível porque eu sou um fotógrafo

“Eu não sou a Madre Teresa – Não posso fazer milagres. Agora pare de tentar parecer um pato”

Foto: Pexels

10. Pessoas dizendo: “Não são todos fotógrafos nos dias de hoje?”

“Você sabe, a fotografia é um meio para todos os tipos de pessoas em todos os setores da vida encontrarem uma saída criativa, e há uma comunidade vibrante com muitas pessoas divertidas e interessantes que são atraídas por ela. Mas se você quis dizer isso ou não, essa declaração tem um subentendimento depreciante e desvalorizante. Todos nós somos completamente diferentes como fotógrafos, assim como qualquer pessoa com uma caneta vai escrever de uma maneira completamente diferente. Só porque esta incrível comunidade está crescendo, não significa que a fotografia deve ser desvalorizada”

11. Quando estamos viajando e não posso ignorar todas as coisas divertidas para tirar fotos

“Você quer dizer que tenho que ir a um bom jantar em um lugar divertido com alguém que eu amo muito? Que diabos – eu quero caminhar por este beco sujo durante uma hora para tirar algumas fotografias!”

Foto: Pexels

E para você, quais são as coisas que te incomodam ou irritam na fotografia? Compartilhe nos comentários.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

5 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!