Dicas de Fotografia

10 maneiras de aprender fotografia

Foto: PxHere
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Quer aprender a tirar fotos melhores, mas não sabe por onde começar? Ou talvez você sinta que tem algumas habilidades básicas de fotografia, mas não sabe qual é a nova técnica a seguir? Se você está aprendendo a usar uma DSLR pela primeira vez, ou se você deseja expandir seu conhecimento, veja 10 ótimas maneiras de aprender fotografia.

1. Faça um curso online

Curioso para experimentar um novo estilo de fotografia ou talvez aprender com um fotógrafo que você gosta? Existem inúmeros cursos online disponíveis sobre os mais diversos temas imagináveis. Muitos também vêm com vídeos ou conteúdo que você pode ver e rever o quanto quiser.

O canal iPhoto Play, por exemplo, oferece uma variedade de cursos diferentes. A melhor parte é que você pode ter as aulas a qualquer momento e no conforto de sua própria casa.

Foto: PxHere

2. Faça um curso ou oficina na vida real

Fazer um curso online é ótimo, mas também é incrível ver alguém mostrando uma técnica pessoalmente. Procure os fotógrafos que você admira e verifique seus sites para ver se eles têm algum evento próximo. Muitos fotógrafos oferecem cursos e workshops próprios, ou podem estar participando de eventos maiores.

Algumas das melhores experiências provêm de referências. Pergunte a seus amigos a respeito de cursos e oficinas que eles tiveram – é muito provável que eles tenham alguma indicação para você (ou dizer quais você deve evitar).

Outros lugares para procurar são clubes de fotografia locais, organizações artísticas e museus. E claro, as escolas – confira universidades, colégios e faculdades perto de você. Se você não quer ou não pode se comprometer a prosseguir um programa ou grau completo, isso não é necessariamente um problema – muitos oferecem cursos de curta duração.

3. Participe de congressos e festivais

Participar de festivais e congressos como a Semana da Fotografia é uma ótima oportunidade de conhecer como diversos profissionais atuam. Palestras com práticas ao vivo, em que os fotógrafos compartilham seu conhecimento e experiências com o público, são uma chance de ver de perto como os profissionais trabalham em cenários que simulam situações reais.

Esse tipo de evento reúne profissionais de diversos lugares diferentes, com novas perspectivas sobre a fotografia, então é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas, avaliar novos pontos de vista, criar parcerias e fazer novos amigos na sua área.

Prática ao vivo durante o congresso Semanada Fotografia 2017

4. Ouça um novo podcast

Pode parecer estranho aprender sobre fotografia em um meio que não tem imagens, mas existem alguns podcasts de fotografia que você não deve perder. Alguns podcasts interessantes para seguir são o Papo de Fotógrafo e o Fotologia Podcast, dos irmãos Vanassi. Se o seu inglês está afiado, também vale a pena dar uma conferida nos podcasts On Taking PicturesThis Week in PhotoThe Candid Frame e The Kodakery.

5. Leia livros de fotografia

Os bons e velhos livros ainda são ótimas fontes de conhecimento sobre fotografia. Para quem está começando ou mesmo para quem está querendo aprimorar suas técnicas e conceitos acerca do seu trabalho fotográfico, vale a pena dar uma olhada na loja virtual da iPhoto Editora.

Se você não pode investir muito no momento, uma ideia interessante é procurar em sebos. Há muitos livros antigos com dicas interessantes para quem está começando que estão esquecidos nas prateleiras e podem ser adquiridos por preços bem acessíveis.

Capa do livro “Retratos” de Luiz Garrido, publicado pela iPhoto

6. Junte-se a um fórum online

Não tem certeza sobre o que você quer ler mas quer participar de conversas interessantes sobre fotografia? Vale a pena acompanhar alguns fóruns online como o DigiForumMundo Fotográfico, [email protected] e BRFoto. Pode ser interessante também dar uma olhada na seção de fotografia do Reddit para navegar por perguntas de pessoas de todo o mundo. Com certeza você pode acabar aprendendo sobre algo que você talvez nem tenha pensado em procurar antes.

7. Junte-se a um grupo de fotografia local

Aprender com outros fotógrafos é ótimo! Junte-se a um fotoclube ou grupo de fotos local. Procure organizações locais ou peça a um amigo na fotografia por suas recomendações. No site da Confederação Brasileira de Fotografia você pode encontrar uma relação de fotoclubes de todo o país. Se você não conseguir encontrar o que está procurando, comece seu próprio grupo – você não é o único que procura pessoas para tirar fotos juntos.

Foto: PxHere

8. Assista vídeos no YouTube

O YouTube pode ser fantástico se você tiver uma pergunta específica que você deseja responder instantaneamente – especialmente quando se trata de algo como o Photoshop. Também é uma ótima maneira de descobrir dicas, truques e técnicas que você talvez nem tenha considerado procurar.

9. Veja muitas e muitas fotografias

É difícil saber como aprender se não souber o que quer aprender em primeiro lugar. Há toneladas de sites e aplicativos para visualizar fotos, mas não se limite à tela do seu computador ou smartphone. Visite os museus (fique atento aos descontos – alguns têm admissão gratuita ou com desconto em dias específicos). Navegue por livros para descobrir os tipos de fotografia que deseja aprender. Não há escassez de lugares para se inspirar.

10. Aprenda fazendo

A melhor maneira de melhorar a fotografia, assim como para a maioria das outras coisas, é a prática. Vá em frente e comece a tirar fotos. Não gosta do que vê? Está tudo bem – tente novamente. Afinal, sempre há mais para aprender.

Siga em frente e boas fotos!

Dica Bonus: Siga o iPhoto Channel

Continue nos visitando e siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter). Sempre trazemos muitas dicas de fotografia que você pode aplicar em casa sem complicação. Aproveite e dê uma olhada na nossa sessão Dicas de Fotografia onde você encontra centenas de matérias sobre como aprender fotografia 🙂


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!