Dicas de Fotografia Fotografia de bebês Fotografia newborn

10 dicas úteis para fotografia de newborn

Foto: Erika Muniz
Foto: Erika Muniz
Livro - Fotografia de Bebês

A fotografia de newborn arranca suspiros e muitos se apaixonam pelas belas imagens de bebês recém-nascidos. O estilo ganhou rapidamente espaço no mercado brasileiro e muitas fotógrafas decidem ingressar nessa área. Mas é preciso muita atenção e cuidado, afinal, fotografar bebês exige alguns cuidados extras. Em conversa com Erika Muniz, ela deixou 10 dicas essenciais para a fotografia Newborn. A fotógrafa é autora do curso “Newborn – ensaios de recém-nascidos”, disponível no iPhoto Play. Confira as dicas:

1. Garanta a segurança do bebê

É fundamental ter uma pessoa sempre ao lado do bebê, nunca deixe o pequeno sozinho. Mesmo novinhos eles podem mudar de posição subitamente. Risco zero de qualquer acidente.

2. Limpeza

Sempre mantenha todos os adereços e mantas limpos. Em meu estúdio lavo tudo o que foi utilizado em um ensaio. Mesmo se o bebê não sujar uma manta eu lavo, pois nessa fase os bebês descamam muito a pele, então para evitar qualquer contato posterior: usou, lavou.

Foto: Erika Muniz
Foto: Erika Muniz

3. Ambiente aquecido

É importante controlar a temperatura do local do ensaio pois um ambiente aquecido garante o bem estar do bebê. Além do mais, sem frio o recém nascido ficará bastante relaxado. A temperatura ideal é entre 27 e 30 graus Celsius, dependendo do metabolismo do pequeno.

4. Tenha muita paciência

O trabalho de fotografar recém-nascidos requer paciência e tranquilidade. Eles choram, fazem cocô, xixi, tem refluxo, etc. É importante saber esperar o momento do sono mais profundo do bebê para começar a fotografar.

5. Explique tudo aos pais

É importante o profissional passar aos pais todas as informações sobre o ensaio, como tempo de duração, os cuidados que são tomados e como as fotos serão feitas. Isso deixará os pais mais confiantes e seguros em seu trabalho.

Foto: Erika Muniz
Foto: Erika Muniz

6. Ambiente tranquilo

Controle o ambiente que o recém-nascido está sendo o fotografado. Oriente os pais e familiares a ficarem tranquilos, sem ansiedade. Bebês tem “anteninhas” e um ambiente agitado pode atrapalhar o andamento do ensaio.

7. Som ambiente

O som do útero é uma importante ferramenta para acalmar os bebês. De certa maneira eles se sentem mais em casa. Na barriga eles estavam ouvindo o funcionamento de todos os órgãos. Por isso, mantenha sempre um som constante no ambiente do ensaio, isso fará o sono profundo vir mais rápido.

8. Seja criativo

Busque inovar e ser original. Muitas vezes o novo é algo simples.

9. Faça foto com os pais e irmãos

Registre os pais interagindo com o recém-nascido. Os primeiros dias de vida é uma excelente oportunidade para registrar a família curtindo o seu mais novo integrante.

10. Pratique

Só a prática lhe dará qualidade. No início da carreira busque fotografar os filhos de amigos e conhecidos, é uma boa oportunidade de ganhar experiência e segurança. Além disso, é um ótimo caminho para ter indicações do seu trabalho.

Foto: Erika Muniz
Foto: Erika Muniz

Originalmente publicado aqui

Livro - Iluminação
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail