Cursos

Em SP: oficina gratuita “Relações entre moda e imagem” com fotógrafo Gal Oppido

Foto: Gal Oppido
Fotografia de gestantes em estúdio

Com docências do fotógrafo paulistano Gal Oppido, do chapeleiro Eduardo Laurino e coordenação do pesquisador em Filosofia pela Unifesp, escritor e idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, Brunno Almeida Maia, a iniciativa “Figurações do Tempo: relações entre a Moda e a Imagem” é uma oficina que investiga a relação existente entre a imagem, o corpo, o belo e as concepções de beleza na moda a partir do ponto de vista da Filosofia. A oficina é gratuita.

Dividida em três disciplinas “História do Pensamento e Filosofia de Moda”, “Laboratório de Criação” e “Linguagem Visual”, e com caráter processual e prático, o objetivo é que o estudante exercite o olhar por meio da ampliação do repertório de pesquisa, a partir das discussões teóricas para criar ensaios visuais, inspirados nos eixos temáticos, nos textos, escritores, pensadores e nas discussões surgidas ao longo do processo de investigação e de pesquisa.

As inscrições online devem ser feitas pelo site www.oficinasculturais.org.br até o dia 14 de abril. A atividade, que ocorrerá entre 20 de abril e 6 de julho, sempre às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – CEP: 01123-001 – São Paulo – SP), possui apenas 20  vagas e é aberta a estudantes, pesquisadores, profissionais das áreas e interessados pelos assuntos.

Foto: Gal Oppido
Foto: Gal Oppido

Figurações do Tempo: relações entre a Moda e a Imagem” nasce da necessidade em se investigar teoricamente as diferentes concepções de imagem, de corpo, de belo e beleza na cultura ocidental, partindo da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), passando pela Idade Média, Renascimento e Modernidade até o contemporâneo.

A atividade busca responder variadas questões, como: quais os estatutos ontológicos da imagem e como cada época se configura a partir da relação, no meio social, com a percepção estética? Quais os tipos de padrões vigentes de beleza em cada período histórico? Como homens e mulheres se adornavam, se maquiavam e se perfumavam em suas práticas religiosas, cotidianas, sociais e políticas? O que significa pensar o belo e a beleza a partir de questões políticas, econômicas, sociais, religiosas e filosóficas? Como a História da Moda se apropriou do corpo e quais os possíveis diálogos entre moda, imagem e corpo na cultura ocidental?

Brunno Almeida Maia, Eduardo Laurino e Gal Oppido
Brunno Almeida Maia, Eduardo Laurino e Gal Oppido

Apoiando-se em vasta literatura, como Filosofia, Sociologia, Antropologia, História da Arte, Semiótica, Psicanálise, ficção literária e História dos Costumes e dos Hábitos, a oficina realiza suas abordagens a partir das criações de estilistas e costureiros do contemporâneo, que revisitaram os padrões de outras épocas, como releituras em seus processos de criação.

Fonte: Patrícia Martins/Baobá Cultural

Livro - Fotografia de Bebês
Da Redação

Da Redação

As últimas novidades no mundo da fotografia e as melhores exposições e mostrar direto da Redação do iPhoto Channel. Tem alguma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail