Cursos

Annie Leibovitz ensina fotografia em curso online

Autorretrato de Annie Leibovitz
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Recentemente, Annie Leibovitz lançou o seu primeiro curso online de fotografia, oferecido pela MasterClass, uma plataforma especializada em diversos cursos online nos mais variados segmentos. Segundo o site, a premiada fotógrafa apresenta o seu processo de trabalho com iluminação, criação de conceitos e como encontrar seu ponto de vista como artista.

“Em sua primeira aula online, Annie ensina-lhe como desenvolver conceitos, trabalhar com assuntos, fotografar com luz natural e trazer imagens para a vida na pós-produção. Você verá o mundo através de seus olhos e mudará sua abordagem para a fotografia para sempre”

O curso é composto por 14 videoaulas, um caderno de exercícios para download (com recapitulações de lições, atribuições e recursos) e upload de vídeos para obter feedback. Os participantes serão introduzidos ao longo de mais de 40 anos de carreira de Leibovitz, que estabeleceu-se como uma das fotógrafas mais icônicas do mundo, tendo seu trabalho publicado em diversas revistas. Assista ao vídeo:

Repercussão

O curso tem sido muito falado pela internet, com algumas pessoas criticando e elogiando sobre os mais diferentes aspectos. Enquanto alguns se apegam a questões pessoais como o gosto estético da fotógrafa ou o valor do curso, outros fotógrafos fizeram análises objetivas sobre o conteúdo e a didática utilizada.

Michael Comeau, editor do site On Portraits, uma comunidade online dedicada à fotografia de retrato, experimentou o curso e publicou uma análise detalhada a respeito. Michael, que se diz um fã de Annie, afirmou ter ficado decepcionado com o curso e deu nota 2.5 em um total de 5 estrelas.

“Eu me senti decepcionado. A qualidade da produção era geralmente boa, mas houve algumas edições muito estranhas, onde os pontos de conversação são interrompidos subitamente. Parece que os editores não tinham um bom material para trabalhar e enrolaram apenas para obter algo”, afirma Comeau.

Comeau afirma que a MasterClass não foi clara em suas mensagens e que isso estaria causando um pouco de divisão entre os compradores. Segundo ele, esse não é um curso sobre “como Annie Leibovitz fotografa”, mas sim “como Annie Leibovitz pensa e sente” e que parece mais uma entrevista do que uma aula.

“Há muita discussão sobre sua filosofia, mas não muito sobre como um fotógrafo pode colocar essas idéias em ação. ‘Annie Leibovitz Teaches Photography’ é mais um olhar sobre a mentalidade de Annie do que seu processo fotográfico.”

Leia a análise completa de Michael Comeau no site On Portrais. Quem quiser tirar suas próprias conclusões, pode adquirir o curso “Annie Leibovitz Teaches Photography” por US$ 90 no site da MasterClass.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!