Criatividade Curiosidades

Você sabia que dá pra imprimir fotos em folhas de árvores?

Foto: Fede Ruiz Santesteban
Como montar a pose perfeita

Você provavelmente ficou curioso com o título, não é mesmo? Ficamos por aqui bem empolgados também com este trabalho, um truque bem simples e divertido utilizado por alguns fotógrafos. Um deles é o uruguaio Fede Ruiz Santesteban, que no ano passado lançou a mostra “El Extraño Caso del Jardinero”, em Montevidéu (Uruguai), onde apresentou uma série de imagens impressas em folhas de plantas.

Esta forma de impressão já havia sido utilizada antes pelo fotógrafo vietnamita Binh Danh, que explora sua herança histórica, especialmente no que diz respeito à guerra e à morte, evocando uma sensação de perda e mortalidade. Santebam, por outro lado, trabalha com uma temática mais leve, trazendo a alegria das crianças em um trabalho que nos remete à um jardim de fotos.

Como fazer

Para conseguir esse efeito, basta imprimir uma imagem com forte contraste em uma transparência de acetado, encontrado facilmente em papelarias. Escolha uma folha de uma planta que não seja muito irregular, oferecendo uma superfície plana.

Coloque a transparência impressa sobre ela e cubra com um vidro, deixando exposta ao sol. Com o tempo, a cor da folha da planta irá perder a intensidade, mas as partes sob a sombra da impressão no acetato irão manter-se na cor e intensidade originais. Depois de alguns dias estará pronta a impressão de clorofila.

Foto: Fede Ruiz Santesteban
Foto: Fede Ruiz Santesteban

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

2 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail