Curiosidades

Você conhece termos na fotografia que não fazem muito sentido?

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Alguns termos usados na fotografia, seja em inglês ou português, parecem não fazer muito sentido e alguns podem até soar estúpidos. Em um vídeo divertido, o casal de fotógrafos Tony & Chelsea Northrup revelam sua indignação com alguns termos populares na fotografia:

  1. Stops: A palavra “stop” (“parada” em inglês) remonta a 1858 e é baseada em uma escala logarítmica, o que pode ser difícil para as pessoas entenderem. Por aqui é comum usarmos o termo “ponto de luz” para referir a cada “stop”.
  2. Rapidez: As lentes podem ser rápidas e deixar entrar mais luz, ou o filme pode ser rápido com uma velocidade ISO maior. Porém se a velocidade do obturador é rápida, significa que menos luz atinge o filme ou sensor.
  3. Velocidade do obturador: Quando as pessoas dizem “aumentar a velocidade do seu obturador”, na verdade significa tornar a exposição mais lenta.
  4. ISO: Nomeado pela International Organization for Standardization, o ISO na verdade é um acrônimo. A organização está lá para padronizar produtos e serviços em várias indústrias diferentes em todo o mundo. Mas, como o nome teria traduções diferentes em países diferentes, eles estabeleceram “ISO” como um padrão internacional em vez de “IOS”.
  5. Distância focal: O comprimento focal é “igual à distância entre o plano da imagem e um pinhole que imagens objetos distantes do mesmo tamanho que a lente em questão.” Em milímetros.
  6. F-stop: Em um tema semelhante à velocidade do obturador, aumentar o número de f-stop faz com que o orifício de abertura seja menor e deixe entrar menos luz. O termo se origina no final do século 19, quando foi conhecido pela primeira vez como “apertal ratio”.
  7. Triângulo de exposição: Tony afirma não gostar do triângulo de exposição por não incluir a luz, que os fotógrafos podem adicionar à mistura.
  8. Profundidade de campo: Uma palavra “elegante” que deveria ser chamada de “profundidade de nitidez”, segundo Chelsea.

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!