Curiosidades

Fotógrafo mineiro tira foto para CNH sorrindo e viraliza na internet

Foto: Filipe Borges/Arquivo Pessoal
Fotografia de gestantes em estúdio

Normalmente, as fotografias utilizadas em documentos não são as mais fotogênicas. Algumas pessoas têm até vergonha de mostrar as suas. Mas esse não é o caso do fotógrafo mineiro Filipe Borges, de Sete Lagoas, que insistiu para aparecer sorrindo na fotografia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No dia 27 de junho, Filipe foi a uma clínica fazer um exame para renovar a carteira. Na hora de tirar a foto, sorriu. A atendente informou que não podia tirar sorrindo, mas o fotógrafo indagou: “qual é o problema de tirar sorrindo?”.  A atendente disse que a razão seria facilitar a identificação no caso de uma investigação.

Filipe contestou a justificativa dizendo que as pessoas tinham o costume de ser fotografadas sérias porque antigamente o processo de registro era lento e sorrir poderia borrar a foto. A atendente chegou a ligar para o Detran, mas foi informada de que não existe qualquer restrição sobre sorrir na foto.

“Eu só apareço sorrindo na carteira de motorista. Mas eu tenho fotos 3×4 sorrindo. Aliás, quando eu fui tirar essas fotos me disseram que eu tinha que ficar sério. ‘Não, não. As fotos são minhas e vou aparecer sorrindo sim’”, disse Felipe em entrevista ao G1.

Foto: Filipe Borges/Arquivo Pessoal

Denatran

De acordo com a Resolução 598/2016 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a foto da CNH deve ser colorida, 3×4, fundo branco, mostrar uma visão completa da cabeça e ombros do condutor, o motorista não poderá piscar e usar acessórios que cubra parte do rosto ou da cabeça, a face não poderá ter qualquer tipo de inclinação e a foto não poderá conter manchas ou alterações. Não há nenhuma menção sobre sorrisos na norma.

Fonte: G1


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail