Curiosidades

Fotógrafo cria câmera fotográfica feita de barro; veja as imagens capturadas com ela

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Fotografia de gestantes em estúdio

Foi durante passeio pela Feira da Freguesia, no Centro Histórico de São José/SC, que o fotógrafo Marcos Campos conheceu de perto o trabalho de oleiros e teve uma ideia diferente: criar uma máquina fotográfica de argila. Moldando com as mãos, Marcos desenvolveu uma máquina fotográfica artesanal de barro a partir do mesmo princípio utilizado na câmera pinhole.

A primeira foto que ele fez com a câmera de barro foi da fachada da Olaria Beiramar de São José. Com um obturador feito de papelão, a imagem foi registrada em filme fotográfico com uma exposição de um minuto e meio. Em um dia escuro ele não descarta ter de deixar até 20 minutos.

Primeira imagem feita por Marcos com a câmera de barro

O profissional já criou dezenas de máquinas fotográficas artesanais, feitas com os mais curiosos objetos. Uma das mais funcionais é a pinhole de lata de sardinha.

“Descobri que cabia certinho um rolo de filme na lata. Fiz o furo com agulha e realizamos até uma exposição com as imagens que saíram desta câmera” contou ao site Hora de Santa Catarina. “O que eu mais gosto do pinhole é que cada foto é uma surpresa. Como é uma técnica sem lente, às vezes a imagem fica sem foco, até um pouco tremida. É uma forma de arte”.

Marcos pretende usar a câmera de argila para fotografar os trabalhadores de olarias da Grande Florianópolis, como forma de homenagear os profissionais. Para esse projeto, ele afirma que deve usar filmes de raio-x para reduzir o tempo de exposição e a pessoa não precisar ficar parada por tanto tempo. “No máximo, cinco segundos”, explica o fotógrafo.

Autorretrato feito por Marcos com a câmera de barro

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail