Curiosidades

Esta foto não tem NENHUM pixel vermelho

Como montar a pose perfeita

É sério. Essa foto não tem nenhum pixel vermelho. Mas você está vendo os morangos vermelhos, certo? Como pode não ter nenhum pontinho vermelho se quando a gente olha claramente o morango é vermelho? Isso se chama ilusão de ótica.

iphoto-ilusao-de-otica (5)

O editor de imagem Pratik Naik também não acreditou na afirmação quando viu a foto.

“Eu me recusei a acreditar. Meus olhos não estão estragados! Eu posso ver que eles são morangos, e eles são definitivamente vermelhos (…). Imediatamente abri o Photoshop e usei o meu seletor de cores, porque eu precisava provar que meus olhos não estavam me enganando. Tentei escolher o vermelho mais profundo que eu poderia encontrar”, diz.

iphoto-ilusao-de-otica (2)

E a surpresa? Todos saíram cinza. Mas o que está acontecendo? Esta foto foi criada por Akiyoshi Kitaoka, um professor de Psicologia na Universidade Ritsumeikan, no Japão. A ilusão de ótica/percepção mental é criada através de um fenômeno semelhante ao que causou tanta polêmica com o vestido azul/dourado. Chama-se constância de cor.

É a forma que seu cérebro corrige as cores do mundo quando são filtradas através de diferentes luzes. Na foto, há um excesso de ciano, cor oposta ao vermelho, e o cérebro tenta corrigir esse excesso, como explicou Raphael Bonelli. Também há o fato de termos a referência enraizada na mente de que o morango é vermelho, e para nós essa é a verdade, o que também prejudica nossa percepção.

iphoto-ilusao-de-otica (1)

Quando você olha para as coisas no mundo, a luz que entra em seus olhos é feita de diferentes comprimentos de onda que vêm tanto dos pigmentos dos objetos ao seu redor quando da luz que os ilumina. E o cérebro tenta equilibrar esses estímulos. Um prato cheio para as ilusões de ótica.

Isso me fez lembrar da capa abaixo da Revista Galileu:

iphoto-ilusao-de-otica (4)

O que você achou que era na capa? Olhe de novo e deixe sua resposta nos comentários.

Fonte: Retouchist, PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

10 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mas e se alguém nos mostrasse um morango pintado em tons de ciano, será que o veríamos em vermelho também? Se a teoria está correta, a resposta deveria ser SIM. Ou não?

    A propósito o que vcs viram na capa da Galileo: eu vi uma cebola rocha com aspecto de “mordidas”, SIMILAR à uma maça.

    Para mim, a foto dos morangos é foi como ter uma película em tom de cinza cobrindo uma janela por onde podemos ver os frutos. Ok, a película NÃO é vermelha, mas os tons vermelhos ainda estão lá, perceptíveis e não chamaria (este segundo caso) de “ilusão de ótica”.

    • Na verdade não existe um único pixel vermelho, Wesley :)! Você pode confirmar salvando a foto e testando no Photoshop.
      É sim um balanço de cor que o nosso cérebro faz.

      E sobre a capa, minha experiência pessoal: quando a vi pela primeira vez na banda, de longe, vi uma maça! Hahah
      Abraço!

    • Oi Murilo :)!

      Fiz o teste no Photoshop antes colocar a matéria e não tem MESMO!
      Salva a foto e faz o teste. Só tem pixel cinza e ciano.

      Abraço,
      Ruca

  • Copiei e abri em um programa separador de cmyk, aparece muito claramente que temos na composição cyano, magenta e yellow, e a maior porcentagem de tinta se destaca no cyano, mas tb vi claramente que temos a cor magenta que é a cor primaria do vermelho, então nosso cérebro não está nos enganando…

    • O layer magenta certamente existirá, assim como o Red se você separar em RGB. Mas se você selecionar cada layers um por um, ou todos juntos, ou dois misturados (qualquer combinação que você fizer…) e em cada teste você buscar as cores com o seletor de cores, não há vermelho.

      Não há informação de vermelho no layer, mesmo que o layer exista. Assim como não há informação de vermelho em uma foto P&B, mas os layers red ou magenta estão lá.

      Você pode até “ver” o vermelho em algum layer, mas é, novamente, ilusão de ótica 🙂

    • Como q pode ter magenta se magenta não é primária de cor luz? Vermelho é a primaria, uma coisa é analisar a foto impressa outra a foto em uma tela…

  • Olá, Ruca!
    Matéria muito interessante!
    Levei a foto para o PS. Quando pesquiso as cores na imagem usando o conta-gotas, realmente não encontro o vermelho, apenas azuis.
    Mas, ….. quando seleciono o azul encontrado e abro o seletor de cores, em qualquer dos sistemas de cor, o vermelho está lá, na composição do azul.
    Apenas como exemplo:

    Um pixel na ponta do morango de baixo, à direita, tenho as seguintes leituras para o azul ali encontrado:
    R152- G176 – B117
    C51 – M18 – T31 – K0

    Nos dois casos, o vermelho está lá!
    É realmente uma situação muito sui generis
    Abraço!

    • Sim, Jorge!
      Ainda assim, vemos vermelho em toda a imagem, e nesse caso não dá pra dizer que é um pixel vermelho, é infimo demais.
      Tem mais vermelho na nossa mente do que no pixel singular :)!

      Abraço,
      Ruca S.

  • assustador! Somos tao possíveis de manipulaçao que fica dificil afirmar o que se é originalmente ou o que é fruto de nossa ” imaginaçao”

    Matéria muito bacana! 😉

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail