Curiosidades

Astrofotógrafo registra a Lua e Júpiter usando a câmera de um Game Boy

Fotografia de gestantes em estúdio

Estudante de Astrofotografia da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, Alexander Pietrow utilizou um equipamento incomum para registrar corpos celestes: aparentemente ele é a primeira pessoa a fotografar a Lua e Júpiter usando a câmera de um Game Boy, aquele videogame portátil lançado pela Nintendo em 1989 e que virou febre entre a garotada.

Game Boy Camera no entanto, só foi lançada quase 10 anos depois, em 1998. Trata-se de uma câmera monocromática de 2 bits equipada com um sensor CMOS de 128×112 pixels e que é acoplada ao console como se fosse um cartucho de jogo. Quando foi introduzida no mercado, ela bateu o recorde de menor câmera digital do mundo.

Pietrow colocou a pequena câmera digital acoplada a um telescópio Fraunhofer do antigo observatório da Universidade – um equipamento que remonta a 1838. Usando um adaptador universal para telefones celulares, ele conseguiu alinhar o Game Boy com a ocular do telescópio.

“Procurando na internet, fiquei surpreso com o fato de que ninguém tentou isso antes e decidi experimentar”.

Depois de esperar algumas semanas para ter um céu claro, Pietrow pegou sua câmera no observatório e começou a fotografar. Ele fotografou a lua através do visor para disparos de grande angular e através do telescópio para closes detalhados. Enquanto as fotos do visor não eram muito interessantes – eles apenas mostravam a fase da lua – as fotos ampliadas realmente capturaram as crateras da lua.

Depois de fotografar a Lua, Pietrow apontou sua câmera incomum para Júpiter. Ele ficou surpreso quando uma das fotos capturou os três satélites do planeta.

Fonte: PetaPixel

Livro - Fotografia de Bebês
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é colaborador do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail