Curiosidades

A câmera engorda a pessoa fotografada?

Foto: Pexels
Fotografia de gestantes em estúdio

Quando se trata de fotografar pessoas, fotógrafos tem uma boa base sobre o que fazer para uma pessoa ficar bem na foto, na moda e fotografia de beleza não é diferente. Porém, existe aquela velha questão de que a foto, e especialmente o vídeo, engorda a pessoa em 4,5 kg. Mas como isso acontece?

“As câmeras não capturam o mundo exatamente como nossos olhos veem”, explica o canal SciShow.

O vídeo produzido por eles fala especialmente sobre o efeito da distância focal da lente na aparência da pessoa, com as lentes grande angulares distorcendo e “afinando” a aparência (por isso selfies, especialmente as tiradas de um ângulo de cima, deixam a pessoa mais “magra”: a lente dos smartphones geralmente é grande angular), e as teleobjetivas dão a ilusão de comprimir os planos da imagem – geralmente usa-se esse tipo de lente nos programas e produções de TV, por exemplo. Veja aqui um exemplo comparativo de distâncias focais e retratos.

Mas, além disso, o vídeo sugere outro problema é que quando vemos com os olhos estamos usando a visão estereoscópica, quando vemos com uma câmera usamos a visão monoscópica. “A maioria das câmeras são ciclopes”, brinca do apresentador. A visão estereoscópica dá uma sensação melhor de profundidade, uma sensação mais “global”. Em comparação, uma aparência mais plana é gerada pela lente monoscópica, esta última criando a percepção de que as características são maiores. Por isso a sensação que a pessoa “engorda”.

Mas não se preocupe, todo mundo continua com o mesmo peso depois da foto. O que engorda mesmo é comer demais. 

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail