Inscrições abertas para a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia, promovida pelo Instituto Moreira Salles com o objetivo de estimular o estudo da história da fotografia brasileira e das obras do seu acervo. Será selecionado um projeto inédito baseado na produção de Marc Ferrez, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros do século XIX, cuja obra está sob a guarda do IMS desde 1998.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto de 2018. Para concorrer, é necessário possuir o título de mestre e, caso o candidato seja estrangeiro, residir no Brasil há, no mínimo, um ano. O projeto de pesquisa deve ser original e inédito, não resultando de dissertação ou tese de conclusão de curso ou pós-graduação. Os candidatos serão avaliados por uma comissão constituída por profissionais do IMS.

Os projetos devem se basear em um dos seguintes eixos temáticos: “Ferrovias na obra de Marc Ferrez”; “Marc Ferrez empresário da imagem” e “Marc Ferrez, anos de formação e início de trajetória (1863-1875)”. O resultado final será divulgado em outubro, no site do IMS. O pesquisador contemplado receberá o valor de R$ 30 mil, que será pago em 12 parcelas mensais de R$ 2,5 mil.

O bolsista desenvolverá parte das atividades de pesquisa presencialmente na sede do Rio de Janeiro, onde se encontra o acervo de fotografia, tendo acesso ao banco de dados e à documentação produzida por Ferrez. Após a conclusão do projeto, cuja duração máxima é de um ano, o pesquisador apresentará um relatório final, um artigo de conclusão do trabalho, além de uma palestra. Leia o edital.

Estrada de ferro Rio-Minas, 1895 | Foto: Marc Ferrez

Artigos relacionados