Colunistas Tratamento de imagem

Saiba o que há de novo na atualização do Adobe Lightroom CC 2015.8

iphoto-atualizacao-adobe-lightroom-2
Livro - Sem Medo do Flash

Se você está ligado em seu aplicativo da Creative Cloud, provavelmente já deve ter notado que há uma nova atualização do Lightroom, levando ele à versão CC 2015.8 (ou 6.8, caso você não seja assinante do programa Creative Cloud).

 A atualização conta com aqueles ajustes que são característicos de todo patch, trazendo suporte a novas câmeras, perfis para correção de novas objetivas e melhorias de desempenho. A única nova função que foi trazida para o programa foi a Visualização de Referência.

 Visualização de Referência

 A nova função é uma daquelas que os usuários profissionais do Lightroom vinham pedindo há muito tempo. Com ela, você pode selecionar uma imagem para visualizar como referência enquanto trata outras imagens, um recurso muito útil e importante quando se trata da produção de corpo de trabalho onde há a exigência de se manter consistência de luminosidade e/ou cor entre os tratamentos. O novo recurso pode ser acessado no painel Revelação, clicando-se no botão indicado na imagem abaixo e arrastando a imagem a ser utilizada como referência para a moldura esquerda.

iphoto-atualizacao-adobe-lightroom-1

Como vem acontecendo desde o surgimento do Lightroom CC, o novo recurso só está disponível nesta versão do aplicativo. Os usuários que adquiriram o Lightroom 6 (a versão comprada do software) só receberão o suporte a novas câmeras, lentes e melhorias de desempenho.

 Problemas na Atualização

Diversos usuários – eu, entre eles – estão reportando problemas na atualização do Lightroom para Windows. Seja através do aplicativo da Creative Cloud ou fazendo download direto, alguns servidores da Adobe estão disponibilizando um arquivo corrompido que não pode ser descompactado ou instalado e até o momento da criação deste post, a empresa está reunindo logs de usuários com problemas para localizar os arquivos problemáticos.

 Eu solucionei a questão pedindo a amigos que baixassem o arquivo de atualização do link abaixo (para Windows). Embora diversos tenham baixado arquivos corrompidos, um deles conseguiu baixar o arquivo funcional e descompactá-lo sem problemas (o “arquivo problema” gera um erro no momento da descompactação, em um arquivo chamado Assets1_1.zip). Localizando o arquivo correto, bastou ele me enviá-lo via WeTransfer para eu executar a instalação no meu computador.

 Este é o link para download direto da atualização: http://swupdl.adobe.com/updates/oobe/aam20/win/AdobeLightroom-6.0/6.8/setup.zip

Caso você também esteja tendo problemas, experimente baixar o arquivo a partir de outros computadores ou provedores de internet. Diferente do corrompido, o arquivo correto descompacta sem erros.

Semana da Fotografia 2017

Raphael Bonelli

Raphael Bonelli é colunista do iPhoto Channel. Designer gráfico há 17 anos e especializado no tratamento e manipulação de imagem, Raphael Bonelli aprofunda-se no tratamento de imagem como técnica, mas também como parte integrante da linguagem fotográfica. Além disso, também é tradutor de diversos livros da área de fotografia, como o Adobe Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais, de Scott Kelby, e Poses Perfeitas, de Roberto Valenzuela.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SITE-vertical.png

Receba as novidades por e-mail